FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Observatório de Favelas lança o Guia Cultural de Favelas

Ferramenta traz informações sobre diversos pontos de cultura em comunidades da cidade

No próximo dia 29 de agosto, sexta-feira, o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro realizará o lançamento do Guia Cultural de Favelas, um mapa interativo e colaborativo de práticas culturais de favelas do Rio de Janeiro. O Guia é uma ferramenta de busca e georeferenciamento de informações sobre cada ponto de cultura e criação artística.

O Projeto integra o Programa FAVELA CRIATIVA (www.favelacriativa.rj.gov.br), resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da própria Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. O FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

O Guia Cultural de Favelas é um desdobramento do Solos Culturais (www.solosculturais.org.br), projeto desenvolvido também pelo Observatório de Favelas, em parceria com a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, que no ano de 2012 e 2013 formou 120 jovens de seis territórios populares da cidade em produção cultural e pesquisa em cultura.

Durante os seis meses do projeto, 40 jovens que participaram do Solos retomaram a pesquisa e revisitaram os pontos culturais das favelas, produzindo conteúdo multimídia para alimentar o mapa. Um laboratório de produção cultural, unido a oficinas conceituais e práticas, levaram os jovens a um entendimento ainda mais amplo sobre a produção cultural e seus desdobramentos políticos e sociais.

O lançamento será aberto ao público e acontecerá na sede do Observatório de Favelas, na Maré. Após a apresentação do Guia, o evento contará com apresentações de Los Chivitos, Allen Jerônimo & Rave Raiz, além dos DJs Pajé e Alexandre.

Serviço:
Lançamento do Guia Cultural de Favelas
Dia 29/08/2014 (sexta-feira)
Hora: 18h às 22h
Local: Observatório de Favelas
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 - Maré
Atrações: Los Chivitos, Allen Jerônimo & Rave Raiz, DJ Pajé e DJ Alexandre