FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Green Nation Fest 2014 - De 6 a 14 de setembro - Museu da República

Green Nation
Sustentabilidade em todos os sentidos


Segunda edição do festival ambiental acontece no Museu da República, de 6 a 14 de setembro, com entrada gratuita


O meio ambiente e a sustentabilidade abordados de maneira divertida

Durante uma semana, de 6 a 14 de setembro, o Rio de Janeiro vai respirar sustentabilidade. A segunda edição do Green Nation levará para o Museu da República, no Catete, uma série de atividades interativas que prometem estimular o público visitante a contribuir de forma sustentável por um mundo melhor. O Green Nation é realizado pelo CIMA- Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

Com uma programação para todas as idades, o evento tratará de questões ambientais de uma maneira descontraída, usando o audiovisual, o entretenimento e a educação para abordar o assunto. "Para termos um mundo mais sustentável é necessário conscientizar as pessoas de uma maneira lúdica e o Green Nation pretende fazer isso usando temas acessíveis como esporte, cinema, teatro, moda", explica Marcos Didonet, diretor do evento.

Cinco instalações fazem parte da Feira Interativa/Sensorial. Elas vão convidar o público a conhecer mais e adquirir boas práticas a favor do planeta. No cenário de uma casa é possível simular o deslizamento de uma encosta durante uma tempestade; no elevador panorâmico, o visitante fará uma viagem no tempo e vai conhecer o Rio de ontem e do que poderá ser no futuro; dentro do Submarino, navegar por um mar de corais e entender os perigos da poluição das águas; em uma Nave, sobrevoar e percorrer o Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água do Rio; na Ecopista, uma competição para gerar mais energia em um espaço que promete muita animação e, por último, o Mundo das Ideias que Mudam o Mundo, um simulador dos sonhos em um planetário montado em uma grande abóboda onde serão projetadas imagens motivacionais.

Até o dia 25 de agosto todos poderão participar da Mostra Competitiva Nacional se inscrevendo e votando nas melhores obras sobre sustentabilidade, que podem ser documentário, animação, ficção, roteiro ficção, fotografia, blog, microblog, fan page e cartoon. Empresas também podem participar nas categorias institucional, publicitário, blogs, microblogs e fan Page.

O evento terá, também, a Mostra Internacional de Cinema com 15 longas-metragens, entre filmes produzidos no Brasil e estrangeiros, sendo seis pré-estreias no Brasil e duas Premiere sul-americanas. 

Para discutir e debater os assuntos ligados à sustentabilidade, os Seminários Internacionais de Economia verde e criativa serão abertos ao público e contarão com profissionais e personalidades que se destacam no mundo por suas ideias ou realizações. São cinco categorias: Arquitetura e Design Sustentável, Urbanismo e Mobilidade, Moda e Sustentabilidade, Empreendedorismo Sustentável, Alimentação Saudável e Arte e Meio Ambiente. Os debates acontecem de 8 a 11 de setembro, das 13h às 17h, no auditório do Museu da República. Haverá tradução simultânea para as apresentações dos convidados estrangeiros.

Além dos seminários, a programação conta com workshop exclusivo para urbanistas e arquitetos ministrado por Jaime Lerner. 

Crianças e adultos poderão, também, brincar com a reciclagem e o reaproveitamento do lixo com as Oficinas Criativas, produzindo objetos de utilidades domésticas com embalagens descartadas.

Na Copa Green, um "torneio de craques" vai reunir ex-jogadores e artistas que são apaixonados pelo esporte. Os jogos acontecem no dia 7 de setembro, no Aterro do Flamengo.

Duas campanhas também serão lançadas durante o festival, a de apadrinhamento de árvores e a Lixo na Cesta, de coleta seletiva. Na recepção do evento, o Green Nation Fest presenteará cada visitante com uma muda de espécie nativa plantada em seu nome no Parque Fluvial do Rio Guandú. Além do certificado de apadrinhamento, o visitante recebe acesso ao site e aplicativo exclusivo "Nossas Árvores" no Facebook, onde é possível conhecer melhor cada espécie e ampliar a discussão sobre a importância da conservação das matas. 

O Green Nation Fest conta com apresentação do Sebrae e patrocínios da Nova Cedae, Maersk Oil, ThyssenKrupp, Solví Revita, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da TV Globo, Finep, Granado, Light e Museu da República.


MOSTRA DE LONGAS:

Uma das atrações do Green Nation Fest será a Mostra Internacional de Longas, que reunirá documentários e filmes de ficção com temática voltada à preservação do meio ambiente. As sessões serão no Cine Museu da República , de 6 a 13 de setembro, sempre com sessões às 13h e às 15h30. Serão 14 filmes inéditos no Brasil, divididos por temas:

Especial Famílias
Winter, o Golfinho 2
The Nightingale
Terra de Ursos
Era uma Floresta

Especial Arquitetura e Design
Damnation
Expedições de Burle Marx

Especial Empreendedorismo
Efeito reciclagem
The Elemental

Especial Silvio Tendler
O Veneno está na mesa 1
O Veneno está na mesa 2
Agricultura tamanho família

Especial Florestas
Onça-Pintada, mais perto do que se pode imaginar
Amazônia Desconhecida

Outros filmes da programação:
O Acre existe
Ouvir o Rio
"Água e Cooperação"

Para assistir aos filmes, basta o interessado se inscrever no site do festival:
http://www.greennationfest.com.br/pt/mostra_detalhe/8/Mostra-de-Longas


Sobre o Green Nation:

O Green Nation é um movimento que promove bianualmente um festival com foco na sustentabilidade. De 6 a 14 de setembro, o futuro do planeta e os cuidados com o meio ambiente serão debatidos e apresentados de forma lúdica e divertida no Museu da República, no Rio de Janeiro. 

Em sua segunda edição, o evento terá entre as atrações uma mostra de cinema, instalações que simulam imersões em ecossistemas e desastres ambientais, seminários, oficinas, entre outras. A ideia é estimular o público visitante a contribuir de forma sustentável por um mundo melhor. A programação completa está no site www.greennationfest.com.br

O Green Nation é realizado pelo CIMA-Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais. 

O evento conta com apresentação do Sebrae e patrocínios da Nova Cedae, Maersk Oil, ThyssenKrupp, Solví Revita, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da TV Globo, Finep, Granado, Light e Museu da República.

SERVIÇO:
Green Nation
Data: 6 a 14 de setembro
Local: Museu da República - Rio de Janeiro
Ingresso: Entrada gratuita
Horário: 9h às 17h
www.greennationfest.com.br