Evento aconteceu em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro
Na noite desta quinta-feira, 14, cerca de 150 pessoas - entre elas o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro Osias Wurman, o presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) Jayme Salomão, toda a equipe pedagógica, pais, futuros pais e até crianças que já interagiram com os brinquedos das salas de aulas e de artes - compareceram ao evento que celebrou a nova unidade infantil do Eliezer Max, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. A festa, que começou por volta de 18h30 e terminou cerca de 22h, comemorou uma vitória tanto para o Eliezer Max como instituição de ensino quanto para a comunidade judaica do Rio de Janeiro.
"Esta unidade é um presente para a comunidade. Ela permitiu que o Eliezer Max voltasse à região para atender a todo o entorno com o padrão "Eliezer Max" de ensino, além de um projeto bonito e caprichado", disse o presidente do diretório de pais Rubem Ferman. "O povo judeu é considerado o povo do livro e nada mais real do que uma escola para consolidar a alfabetização e a cultura judaica das crianças. Ver o Eliezer Max inaugurando e crescendo é motivo de festa", destacou o presidente da Fierj. Para o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, o momento é de vitória para a comunidade judaica: "ter uma nova unidade é muito importante também para mostrar a cultura e a base judaicas, que ajudam a transformar o futuro das pessoas que vão engrandecer o Rio de Janeiro", disse Osias Wurman.
Sobre o Eliezer Max
O Instituto Israelita Brasileiro de Cultura e Educação foi fundado em 1946, por ativistas filhos de imigrantes, para alunos de todas as idades. Para atender à demanda dessa comunidade por uma escola judaica moderna, humanista, não religiosa e comprometida com a inovação pedagógica, foi fundada, em junho de 1954, a Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg. O Colégio Hebreu Brasileiro Max Nordau foi fundado em janeiro de 1950 por outro segmento da comunidade judaica carioca. Em 2001, o Max Nordau fundiu-se à Escola Eliezer Steinbarg, unindo patrimônio e alunos em prol de uma instituição mais forte, com melhores instalações físicas, tecnológicas e pedagógicas. A fusão de dois dos mais tradicionais centros de ensino da comunidade judaica deu origem, em 2001, à Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg - Max Nordau.
O Eliezer Max tem como objetivo proporcionar aos seus alunos, desde o início da infância, uma formação humanista e pluralista que estimule o autoconhecimento para melhor entender o outro e também promover entre os alunos a valorização da identidade judaica, por meio da reflexão, do debate, do acesso à memória, aos valores, às narrativas e às manifestações festivas do povo judeu.
O Eliezer Max acredita na parceria entre ensino, cuidado integral e acolhimento como diretriz geradora de um ambiente escolar sadio e produtivo. De acordo com esta premissa, damos uma atenção especial acada novo aluno que chega à escola: durante o período de adaptação, cuidamos para que a criança seja acompanhada de perto e pelo período necessário por uma psicóloga e por sua mãe ou responsável, até que os laços afetivos e de confiança lhe permitam sentir-se segura, à vontade e efetivamente inserida no grupo. Acreditamos, ainda, que a parceria constante de toda a equipe com as famílias é outra condição fundamental para consolidar um ambiente educacional baseado nos ideais de diálogo e convivência respeitosa, bem como o sentimento de pertencimento e identidade comunitária.
"Esta unidade é um presente para a comunidade. Ela permitiu que o Eliezer Max voltasse à região para atender a todo o entorno com o padrão "Eliezer Max" de ensino, além de um projeto bonito e caprichado", disse o presidente do diretório de pais Rubem Ferman. "O povo judeu é considerado o povo do livro e nada mais real do que uma escola para consolidar a alfabetização e a cultura judaica das crianças. Ver o Eliezer Max inaugurando e crescendo é motivo de festa", destacou o presidente da Fierj. Para o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, o momento é de vitória para a comunidade judaica: "ter uma nova unidade é muito importante também para mostrar a cultura e a base judaicas, que ajudam a transformar o futuro das pessoas que vão engrandecer o Rio de Janeiro", disse Osias Wurman.
Sobre o Eliezer Max
O Instituto Israelita Brasileiro de Cultura e Educação foi fundado em 1946, por ativistas filhos de imigrantes, para alunos de todas as idades. Para atender à demanda dessa comunidade por uma escola judaica moderna, humanista, não religiosa e comprometida com a inovação pedagógica, foi fundada, em junho de 1954, a Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg. O Colégio Hebreu Brasileiro Max Nordau foi fundado em janeiro de 1950 por outro segmento da comunidade judaica carioca. Em 2001, o Max Nordau fundiu-se à Escola Eliezer Steinbarg, unindo patrimônio e alunos em prol de uma instituição mais forte, com melhores instalações físicas, tecnológicas e pedagógicas. A fusão de dois dos mais tradicionais centros de ensino da comunidade judaica deu origem, em 2001, à Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg - Max Nordau.
O Eliezer Max tem como objetivo proporcionar aos seus alunos, desde o início da infância, uma formação humanista e pluralista que estimule o autoconhecimento para melhor entender o outro e também promover entre os alunos a valorização da identidade judaica, por meio da reflexão, do debate, do acesso à memória, aos valores, às narrativas e às manifestações festivas do povo judeu.
O Eliezer Max acredita na parceria entre ensino, cuidado integral e acolhimento como diretriz geradora de um ambiente escolar sadio e produtivo. De acordo com esta premissa, damos uma atenção especial acada novo aluno que chega à escola: durante o período de adaptação, cuidamos para que a criança seja acompanhada de perto e pelo período necessário por uma psicóloga e por sua mãe ou responsável, até que os laços afetivos e de confiança lhe permitam sentir-se segura, à vontade e efetivamente inserida no grupo. Acreditamos, ainda, que a parceria constante de toda a equipe com as famílias é outra condição fundamental para consolidar um ambiente educacional baseado nos ideais de diálogo e convivência respeitosa, bem como o sentimento de pertencimento e identidade comunitária.