Na próxima sexta-feira (15), a acessibilidade em espaços urbanos e a preparação do Rio de Janeiro para as Olímpiadas e Paralimpíadas de 2016 serão discutidas no seminário “Rio cidade acessível a todos”. O evento, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de janeiro (MPRJ), reúne arquitetos e urbanistas, promotores de justiça, representantes do poder público e da sociedade civil para debater o tema.
O seminário é promovido pelo CAU/RJ em parceria com o MPRJ, através do Centro de Apoio Operacional (CAO) das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef-Rio) e o Núcleo Pró Acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ também são idealizadores do projeto.
Durante o evento também haverá o lançamento de dois livros. O jornalista Andrei Bastos, que participará da abertura é o autor de “Assimétricos – textos militantes de uma pessoa com deficiência”. A arquiteta e urbanista Regina Cohen, palestrante do evento, lançará o livro “Metodologia para diagnóstico de Acessibilidade em Centros Urbanos: Análise da Área Central da Cidade do Rio de Janeiro”.
As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas no e-mail ceaf.eventos@mprj.mp.br