Evento reúne mais de 500 pessoas no palco do Palácio das Artes, entre elas Dori Caymmi, filho do cantor e compositor que completaria 100 anos em 2014
Neste domingo (9), o Instituto Unimed-BH realiza seu terceiro Festival Cultural. Neste ano, o espetáculo Caymmi, filho da Bahia, intérprete do Brasil homenageia o centenário de Dorival Caymmi, cantor e compositor brasileiro que destacou, principalmente, os costumes e tradições da Bahia. Mais de 500 pessoas subirão ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, a partir das 18h30, entre eles os participantes das iniciativas do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH e convidados, encerrando as atividades socioculturais do Instituto em 2014. O filho do artista, Dori Caymmi, faz uma participação especial, apresentando quatro canções.
Ao som de canções como “Acalanto”, “O vento”, “Eu não tenho onde morar”, “É doce morrer no mar”, “ “Maracangalha”, “Minha jangada vai sair pro mar” e “O que é que a Baiana tem”, a diversidade do trabalho desenvolvido por Dorival Caymmi será apresentada. A direção artística é de Gilvan de Oliveira, músico, arranjador e diretor musical do grupo Ponto de Partida, com assistência da preparadora vocal Babaya. A criação do figurino e cenografia está sob a condução do Coletivo Deplacé e consultoria Tereza Bruzzi, arquiteta, figurinista e professora do Teatro Universitário da UFMG.
Entre os protagonistas, estão alunos da Escola Estadual Henrique Diniz e das Escolas Municipais Hugo Werneck e São Rafael, integrantes da Escola de Artes. Eles participam de cursos de percussão, balé, dança de rua e coral e mostram, no espetáculo, o que aprenderam ao longo do ano a seus amigos e familiares. Também integram o Festival o grupo de percussão de congado mineiro Bloco Saúde, formado por colaboradores e médicos cooperados da Unimed-BH, com regência do ator, músico e compositor mineiro Maurício Tizumba e da atriz e cantora Júlia Dias; o Coral Unimed-BH, também integrado por colaboradores e cooperados, sob a regência do maestro Márcio Miranda Pontes; o grupo de Dança de Salão Dança a Dois, coordenado pela Cia. de Dança Mimulus e reunindo colaboradores; e a Orquestra de Câmara de Betim e o Côro de Câmara Unimed-BH, projetos sociais patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, composto por jovens aprendizes. Parceiros das iniciativas do Instituto participarão como convidados especiais: Grupo Experimental Mimulus, Grupo Mira e Cia Masculina, do Núcleo Artístico, e Grupo Arautos do Gueto.
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.