FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia – Edição Rio

Header Hotsite Núcleo de Dramaturgia
Divulgação
Para fechar o seu primeiro ano de atividade com chave de ouro, o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural vai trazer para o Rio uma extensão do 1º Congresso de Brasileiro de Dramaturgia, sediado em São Paulo. No Rio, o evento acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, das 14h às 18h30, naSede do Sistema FIRJAN.
O encontro tem o objetivo de reunir estudantes, profissionais e interessados em teatro, cinema e televisão, para discutir os rumos da dramaturgia.
O evento promovido pelo SESI Cultural contará com quatro mesas redondas, com a participação de nomes como Aderbal Freire-FilhoAimar LabakiJô BilacLauro Cesar Muniz eCarla Four.
entrada é gratuita, sujeita à lotação. As vagas são limitadas a 60 pessoas por dia. Obs:não será permitida a entrada de pessoas de bermuda.

Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural


Com o intuito de fomentar a descoberta e desenvolvimento de novos autores cariocas, o SESI Cultural lançou, em abril, o Núcleo de Dramaturgia, uma oficina em que todo o processo de criação de uma peça, desde a ideia embrionária, até o texto final, foi acompanhado e orientado por dois dos autores mais experientes do teatro carioca: Carla Faour e Henrique Tavares.
Além da oficina, o Núcleo de Dramaturgia também promove encontros e palestras para debater e aprofundar o assunto. Quem marcou o lançamento do projeto foi a renomada crítica teatral Barbara Heliodora. Tradutora de 35 das 37 peças escritas por Shakespeare e com mais de 50 anos dedicados às resenhas teatrais, ela comandou um bate-papo sobre o universo das artes cênicas. O Núcleo de Dramaturgia também já recebeu a atriz Claudia Raia, que abordou o gênero musical no Brasil, e o ator Marcos Caruso, que falou sobre o mundo da interpretação.

Confira a programação do 1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia – Edição Rio

DIA 03/12

14h às 16h – Mesa 1: EXISTE UMA CRISE CRIATIVA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA?
Integrantes
Alessandro Toller é dramaturgo e professor de teatro. Cursou dramaturgia com Marici Salomão, Mário Viana, Adélia Nicolete, Marco Antonio de La Parra e no Royal Court Theatre e atualmente ministra aulas de dramaturgia na SP Escola de Teatro, Funarte, na Escola Livre de Teatro, no Projeto Ademar Guerra.
Jô Bilac é autor teatral. Sua primeira peça, "Sangue na Caixa de Areia", ganhou a Menção Honrosa em Dramaturgia, no Teatro Carlos Gomes. O espetáculo "Cachorro!" foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro no Rio de Janeiro em 2007 na categoria direção. Desde 2009 é também curador do Teatro Estadual Gláucio Gil.
Alex Giostri é editor, dramaturgo e cineasta. Autor de 14 peças teatrais e seis livros, também foi colaborador de jornais impressos, como o “Jornal do Brasil” e a “Tribuna da Imprensa” e diretor de filmes publicitários.
Mediação
Ivam Cabral é ator, diretor e dramaturgo. Cofundador da companhia de teatro Os Satyros, atuou em mais de 30 espetáculos, sendo autor e produtor de dezenas de peças teatrais. Publicou, entre outras obras, “O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz”. Também escreve para cinema e televisão, onde assina o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. Doutorando em Pedagogia do Teatro e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações de Artes da USP, é diretor executivo e um dos idealizadores da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
16h às 16h30 - Coffee break
16h30 às 18h30 – Mesa 2: ENSINO DA DRAMATURGIA E DA TELEDRAMATURGIA
Integrantes
Marici Salomão é dramaturga e jornalista. “Maria Quitéria”, “Bilhete”, “Impostura”, “O Pelicano” e “Atos de Violência” são seus textos já encenados. Coordenadora do Círculo de Dramaturgia do CPT entre 1998 e 2003, atualmente coordena o curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro e o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Como jornalista de teatro, atuou como repórter-colaboradora, entre 1998 e 2005, no jornal O Estado de S. Paulo (Caderno 2), e na revista Bravo!.
Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu "O Fingidor" (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), "A Terra Prometida" (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo) e "As Folhas do Cedro" (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), entre outras. Algumas de suas peças já foram editadas em português. Além de seu trabalho na Companhia Teatral Arnesto nos Convidou, escreve artigos na imprensa, participa de festivais, ministra palestras, oficinas de dramaturgia etc. No exterior, fez conferências em Cádiz (Espanha) e Minnesota (EUA), e teve alguns de seus textos publicados – e encenados – em Cuba, França, Inglaterra, México, Polônia, Portugal etc. Coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Dramaturgia da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em São Paulo (SP).
Tânia Brandão é professora, pesquisadora e crítica de teatro. Atualmente, é professora aposentada colaboradora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGT - UNIRIO). Integrou o Júri do Prêmio Shell de Teatro RJ (2005-2010), integra o Prêmio APTR de Teatro e é crítica de teatro assistente do jornal “O Globo”.
Mediação
Marcio Aquiles é escritor, crítico de teatro e coordenador do programa de intercâmbios da SP Escola de Teatro. Autor dos livros “Delírios Metapóeticos Neodadaístas e “O Esteticismo Niilista do Número Imaginário”, foi jornalista e crítico de teatro da Folha de S.Paulo por três anos. Seus estudos acadêmicos englobam pesquisas em ciências, literatura e teatro, ao longo de 15 anos, em três universidades: UFSCar, Friedrich Schiller Universität e Unicamp.

DIA 04/12

14h às 16h – Mesa 3: DRAMATURGOS E ROTEIRISTAS – PONTOS DE CONVERGÊNCIA
Integrantes
Aderbal Freire-Filho é dramaturgo, ator e diretor. Considerado um dos principais encenadores contemporâneos, dirigiu mais de 80 peças teatrais, entre elas “Apareceu a Margarida” (1973), com Marília Pêra, e “Hamlet” (2008), com Wagner Moura.
Lauro Cesar Muniz é novelista, dramaturgo e roteirista. Autor de dezenas de telenovelas, exibidas na Rede Globo, Record e Bandeirantes, entre elas “O Salvador da Pátria”, “Perigosas Peruas” e “Poder Paralelo”. Em 2014, a Editora Giostri lançou o box "Obras completas de Lauro César Muniz", com suas 16 peças teatrais. Integra, ainda, o conselho administrativo da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).
Carla Faour é atriz e dramaturga. Entre suas peças encenadas estão "A Força do Destino", "Cidade Vampira", "Bárbara Não Lhe Adora", "Cine Teatro Drive-In" e "Telecatch". Em 2003, participa da elenco da novela "Celebridade". No cinema, atua no filme "Bendito Fruto" (2004) e no curta-metragem "Mamãe Tá na Geladeira" (2005).
Mediação
Ricardo Hofstetter é dramaturgo e roteirista. Na televisão, foi autor principal de “Malhação” e roteirista de “Chico Anysio Show” e “Escolinha do Professor Raimundo”, entre outros. Recebeu o Prêmio Shell de melhor autor em 2004, com o texto "Geraldo Pereira, um escurinho brasileiro".
16h às 16h30 - Coffee break
16h30 às 18h30 – Mesa 4: Mesa 4: FORMAS DE ESCRITA DRAMATÚRGICAS NA CONTEMPORANEIDADE
Integrantes
Aimar Labaki é diretor e dramaturgo. Colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Escreveu e dirigiu “Tudo de Novo no Front” (1992), “MSTesão” (2008), para o teatro, e as novelas “Zazá” (1997) e “Quem é você?” (1996), entre outros trabalhos.
Daniela Pereira de Carvalho é jornalista e dramaturga. Formada em Teoria do Teatro pela UniRio, assina a dramaturgia de “Renato Russo”, “Um Certo Van Gogh”, “Por uma Vida um Pouco Menos Ordinária” e “Não Existem Níveis Seguros para Consumo Destas Substâncias”, indicada ao Prêmio Shell de Melhor Autora em 2006.
Marcia Zanelatto é dramaturga e diretora. É autora das peças "Assassinas por Amor" (Prêmio Miryam Muniz/Funarte, 2012); "Eles não Usam Tênis Naique" (premiada pelo Instituto Ford, 2003); "Tempo de Solidão" (premiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, 2009), entre outras. (Como colaboradora de Domingos de Oliveira, escreve o longa-metragem “Juventude”, que ganha o Kikito de melhor roteiro em 2008, e “Largando o Escritório”, que recebe o Prêmio Shell de melhor texto, em 2006).
Mediação
Sergio Fonta é escritor, dramaturgo, ator e diretor. É membro do júri do Prêmio Shell de Teatro/RJ e foi Presidente do Júri na Festa Internacional de Teatro de Angra 2011. Como ator teatral, já trabalhou em mais de 30 espetáculos, além de novelas e séries como "A Grande Família" (1973), "Sítio do Picapau Amarelo" (1981), "Você Decide" (1988), e "A Diarista" (2004). Conquistou 13 premiações, como o 1º lugar no IV Concurso Opinião de Dramaturgia, Menção Especial por Unanimidade no Prêmio Guararapes de Poesia, Prêmio UBE de Dramaturgia 1996 (1º lugar) e “Medalha Joaquim Norberto/2000”, entre outros.