No dia 26 de novembro, o Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs/ENSP) realizará a sessão científica Direitos Humanos e violência nas relações afetivas. O objetivo do encontro é discutir as formas de violência em um espaço de afeto entre casais heterossexuais e homossexuais. A atividade acontecerá às 14 horas na sala 410 (4º andar da ENSP).
Para participar não é necessária inscrição prévia. O encontro contará com a presença da pesquisadora do Centro Latino-Americano de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Kathie Njaine, além das palestrantes Denise Braz, do Centro de Cidadania LGBT e Clara Rafaela Bragança, do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).
De acordo com a pesquisadora do Dihs/ENSP Nair Telles, o tema surgiu a partir de uma discussão no curso de atualizaçãoDireitos Humanos e a Violência de Gênero, oferecido pela ENSP em agosto deste ano. "Alguns alunos da turma eram participantes do movimento LGBT e questionaram a violência também nas relações homoafetivas, inclusive acerca de medidas como a Lei Maria da Penha para esses casos".
Ainda segundo a pesquisadora, a sessão discutirá o motivo pelo qual pessoas que se gostam são violentas entre si e de que forma a relação chega a esse extremo.