FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pesquisador comenta sobre a fiscalização de agrotóxicos no país


O pesquisador da ENSP Luiz Claudio Meirelles falou sobre a fiscalização dos agrotóxicos no Brasil à Folha de Londrina Online. Nas reportagens divulgadas no dia 15 de novembro Luiz afirma que o país utiliza um milhão de toneladas de agrotóxicos por ano e que, ao todo, estão disponíveis no mercado 450 ingredientes ativos.

Já na água, de acordo com ele, apenas 27 ativos são verificados durante o tratamento. Meirelles revelou ainda que a investigação sobre a quantidade de resíduos de agroquímicos é muito baixa assim como o investimento nessa área.

Segundo o pesquisador a exposição aos agrotóxicos pode acarretar intoxicação aguda, risco crônico de diversas doenças, como câncer, mesmo em baixas doses, e redução no desenvolvimento embrionário. Na reportagem, Meirelles afirmou que uma das soluções para o problema é o estabelecimento de políticas públicas para retirar de circulação os produtos mais perigosos do mercado.

O pesquisador salientou também que é necessário retirar do mercado produtos mais antigos, com alto teor de toxicidade. Com relação ao uso de agroquímicos na lavoura, Luiz recomendou a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID). Além disso, avaliou que tem crescido muito no Brasil o uso de produtos agroecológicos que podem ajudar a reduzir a aplicação química. "Dá para produzir sem depender só dos agrotóxicos”.

Confira as matérias completas nos links abaixo.

Intoxicação por agrotóxicos ainda faz vítimas no campo

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1657-20141115


Uso adequado dos EPIs reduz contaminação

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1660-20141115


Brasil precisa ampliar fiscalização

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1663-20141115