“As melhores práticas e propostas inovadoras na área de operação – o coração do sistema elétrico – serão discutidas por profissionais e empresas ávidos por crescer e ser melhor.”
O EDAO é o principal fórum de debates da operação do sistema elétrico e suas instalações, em seus aspectos técnicos e de gestão. O evento proporciona o intercâmbio de experiências e conhecimentos por meio da apresentação de trabalhos especialmente selecionados, painéis de debates, conferências proferidas por especialistas convidados e cursos de curta duração indicados pelo Comitê Técnico.
Como novidade, o XIII EDAO, em Belo Horizonte, terá o Espaço Inovação, criado para a exposição dos trabalhos considerados mais inovadores.
História
A primeira edição do EDAO aconteceu em 1985, na cidade de Itapirubá – SC, sob o patrocínio da Eletrosul e, desde então, acontece com periodicidade bianual.
Foram realizadas 12 edições até hoje, sempre com público superior a 400 profissionais, entre técnicos, gerentes e diretores diretamente envolvidos com a operação elétrica e energética do Sistema Interligado Nacional - SIN e de suas instalações, além de marcante participação dos principais fornecedores e empresas do setor.
A partir de sua 7ª edição, em 2002, o Comitê Brasileiro Nacional do Cigré e o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS assumiram a responsabilidade pela promoção deste Encontro. A cada edição uma empresa diferente é escolhida como organizadora.
A Cemig é uma holding de capital aberto, controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, composta por mais de 100 empresas e com participação em consórcios e fundo de participações, além de ativos e negócios em 22 estados, no Distrito Federal e também no Chile.
O Grupo Cemig atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, bem como na distribuição de gás natural, por meio da Gasmig, em telecomunicações, por meio da Cemig Telecom, e no uso eficiente de energia, por meio da Efficientia.
Hoje, o Grupo Cemig é reconhecido pela sua competência técnica, sendo o maior grupo integrado do setor de energia elétrica do Brasil. Em Minas Gerais, responde por 96% da área de concessão, com mais de 7 milhões de consumidores. É ainda a maior fornecedora de energia para clientes livres do país e um dos maiores grupos geradores, com capacidade instalada de 6.925 megawatts.
Seguindo a política de investimentos em alternativas energéticas, a Cemig adquiriu participação acionária em parques eólicos no Ceará. E também investe em outras fontes renováveis, como biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, energia solar e projetos de cogeração.
Além disso, a Empresa é uma referência na economia global, reconhecida por sua atuação sustentável. Há 12 anos consecutivos, faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World).