FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 10 de outubro de 2015

Aplicativo de musicalização infantil tem lançamento em 12/10

Tuhu Musical é inspirado no Guia Prático de Heitor Villa-Lobos
A infância é marcada pelas constantes descobertas e musicalizar representa a oportunidade de aprimorar a capacidade cognitiva, o raciocínio lógico e o repertório cultural. Pensando nisso, o programa Brasil de Tuhu lança, no próximo Dia das Crianças, 12/10, mais uma ferramenta para ampliar o interesse e conhecimento dos pequenos pela música brasileira: "Tuhu Musical".

Voltado para meninos e meninas a partir de 4 anos, o aplicativo para smartphones e tablets será disponibilizado para sistema operacional IOS e, em breve, também para Android de forma gratuita.

Uma realização da Baluarte Cultura, o App foi idealizado por Paula Brandão, diretora da Baluarte, e Carla Rincón, coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu e violinista do Quarteto Radamés Gnattali. A ação tem o patrocínio do Ministério da Cultura, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, da Universidade Estácio, da Oi e copatrocínio da Valid. O aplicativo também conta com o apoio do Oi Futuro.

No "Tuhu Musical" a musicalização infantil será trabalhada com repertório 100% brasileiro, a partir de obras do folclore (cantigas, canções), compiladas por Heitor Villa-Lobos em seu Guia Prático. É o primeiro aplicativo de musicalização com o conteúdo exclusivamente nacional. As bases musicais foram gravadas pelo premiado Quarteto Radamés Gnattali, oferecendo alta qualidade para este momento de diversão e aprendizado. Acreditando na convergência entre educação e tecnologia, o programa Brasil de Tuhu indica o uso supervisionado e consciente deste aplicativo.

A ferramenta contará com três jogos para trabalhar noções de ritmo, melodia e harmonia:

Jogo Ensaio
Objetivo: Treinar ritmo e melodia sincronizando-os com o acompanhamento harmônico. Como: Tocar as teclas do piano acompanhando as estrelinhas que descem.
Jogo Concerto e Estúdio
Objetivo: Apresentar os instrumentos e a interação harmoniosa entre eles. Como: Escolher um instrumento ou cantar em cima de uma base predefinida. É possível salvar a composição e compartilhar nas redes sociais.
Pentagrama
Objetivo: Apresentar as notas musicais estabelecendo uma relação melódica entre elas. Como: Ao tocar nas notas o Tuhu irá cantar a nota correspondente.

Sobre o Brasil de Tuhu
Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas brasileiras, o Brasil de Tuhu realiza concertos didáticos, experiências musicais e vivências musicais, além de disponibilizar em seu website (www.brasildetuhu.com.br) conteúdos gratuitos destinados à sensibilização, à formação e ao desenvolvimento musical de crianças e adolescentes.
Com o objetivo de ampliar o acesso à música no Brasil, a Baluarte Cultura e o Quarteto Radamés Gnattali se uniram para a criação do programa, que chega à sua 7ª edição em 2015 e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a Baluarte Cultura
A Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos dez anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior.