FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Engajamento online no Brasil é debatido em Colóquio na Alemanha

Eduardo Magrani, professor e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (Direito Rio), falou sobre democracia digital no Colóquio "2015 Berlin Early Stage Researchers Colloquium on Internet and Society". O evento, realizado na capital alemã no dia 24 de setembro, foi promovido pelo Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society.
Autor do livro recém-lançado pela Editora Juruá "Democracia Conectada: A Internet como Ferramenta de Engajamento Político-Democrático", Eduardo Magrani defendeu o papel da rede na busca pela valorização da esfera pública conectada como garantidora de direitos fundamentais, ponderando, contudo, o entusiasmo existente sobre o tema, com os diversos obstáculos existentes que ainda precisam ser superados.
“As novas tecnologias podem e devem ajudar a sociedade a ter mais mecanismos de controle e pressão sobre o poder público, permitindo também ao Estado usufruir dos espaços digitais a fim de reduzir o déficit de representatividade. Por outro lado, há uma série de limites. As ameaças à privacidade, a falta de transparência e a tecnicização do debate nos processos deliberativos que ocorrem no Brasil, além de outros obstáculos, são fatores representativos da diminuição do potencial que essas plataformas possuem”, lembra o professor.