FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 24 de junho de 2016

18ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens: um sucesso da resistência

De 8 a 19 de junho, o Salão recebeu quase 25 mil visitantes e promoveu encontros, seminários, performances e leituras. O país convidado foi a Espanha
Mesmo em um momento de turbulência e de mudanças no país, o Salão FNLIJ 2016 se provou uma forte referência e consagrou uma resistência em prol da cultura escrita - o livro, a literatura, a leitura e a biblioteca. Nos 12 dias de atividades, passaram pelo Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro, aproximadamente 25mil pessoas, entre alunos e professores das escolas municipais, particulares, além de famílias e interessados nos livros de literatura para crianças e jovens. O número reflete o aumento de escolas particulares que agendaram visitas ao evento.

Foram 31 performances de ilustradores, 69encontros com autores e48 lançamentos. Estiveram presentes 37 editoras, que, mesmo em número menor do que nas edições de 2014 e 2015 (respectivamente 67 e 55), trouxeram lançamentos de grande qualidade. "São editoras com produção relevante nesse universo", diz Elizabeth Serra, secretária geral da FNLIJ, "ainda que outras igualmente importantes não tenham podido participar devido à crise".

O Salão FNLIJ contou, como em anos anteriores, com os patrocínios da Petrobras e da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.A Secretaria Municipal de Educação manteve a verba destinada para a compra de livros e, apesarda redução naaquisição de ingressos antecipados para a rede pública, garantiu a presença de 8 mil alunos.

A distribuição de livros na saída do Salão FNLIJ continuou um sucesso: todas as crianças e jovens visitantes receberam um livro de presente, escolhendo dentre os selecionados pela FNLIJ e com a colaboração das editoras.

A Espanha, país convidadonesta edição, teve uma participação intensa. "A OrganizaciónEspañola para el Libro Infantil y Juvenil (OEPLI) mandou um acervo precioso, escolhido a dedo, contemplando a diversidade de idiomas do país, além de uma delegação que contou com premiadosescritores e ilustradores.Pudemos contar ainda com Teresa Colomer, especialista de renome mundial em leitura e literatura infantil e juvenil", contou Elizabeth Serra. "Esteve presentetambém uma representante do Ministério da Educação, Cultura e Esporte".

Os certificados do Prêmio FNLIJ 2016 — produção 2015 foram entregues na cerimônia de abertura do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, dia 8 de junho. São 18 prêmios que contemplam categorias como Revelação, Informativo, Traduções, Ilustração, Projeto Editorial e Poesia (lista completa em http://www.fnlij.org.br/site/images/Premio.pdf). Entre os ganhadores desta edição, encontram-se Adriana Carranca, Carolina Moreyra,José Eduardo Agualusa,Mariana Massarani, Nelson Cruz,Odilon Moraes e Roger Mello.

Na programação de Encontros com o autor, que têm como ideia central a valorização da leitura de livros de literatura, o Salão FNLIJ teve as presenças de nomes como Ana Maria Machado, Ciça Fittipaldi, Luciana Sandroni,Marina Colasanti,Mary e Eliardo França, Nilma Lacerda, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Rui de Oliveira, Ziraldo,entre outros, que trouxeram aos pequenos ouvintes, com seus professores e suas famílias, a importância e o carinho pelos livros e a leitura.

Os espaços de convivência e atividades no 18º Salão FNLIJ continuaram sendo aproveitados ao máximo. Esse ano, além da Biblioteca FNLIJ Bebê ("que é um sucesso e valoriza a relação dos adultos com a criança e o livro", comenta Elizabeth), a Biblioteca FNLIJ/Petrobras Criança, a Biblioteca FNLIJ/Petrobras Jovem e o Espaço FNLIJ de Leitura, foi montada a Biblioteca Olímpica da FNLIJ, com livros de histórias para criançasadvindos de 70 países e que compõem parte do acervo da Fundação.

Concursos

Ao longo do evento, houve premiações dos quatro concursos permanentes da FNLIJ: 21° Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil,15° Concurso FNLIJ Leia Comigo!,13° Concurso FNLIJ Curumim - Leitura de obras de escritores indígenase 13° Concurso FNLIJ Imbrapi 2016 Tamoios de textos de escritores indígenas. Os premiados, que muitas vezes são de partes distantes do país, vieramà entrega dos certificados com uma representação de peso. Rosinere Carvalho, da cidade de Seropédica/RJ e vencedora do Concurso Curumim, trouxe 26 alunos para a cerimônia e Rosa Marques, do colégio Marupiara, em São Paulo, vencedor do Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura, estava acompanhada de 30 convidados.

Há ainda o Concurso FNLIJ Era uma vez... Uma proposta de leitura compartilhada, cujas inscrições seguem abertas até o mês de agosto. O regulamento encontra-se no site: http://fnlij.org.br/site/concursos-fnlij/item/739-concurso-fnlij-era-uma-vez-uma-proposta-de-leitura-compartilhada.html.

SEMINÁRIO FNLIJ BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS - DE 13 A 15/6

Os temas abordados foram a Literatura Infantil e Juvenil na Espanha, a Avaliação do 3º Concurso Escola de Leitores do Instituto C&A, debates sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro e Grupo de Trabalho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

Como todos os anos, a literatura indígena não poderia deixar de estar presente. Mesmo com a perda do apoio que viabilizava a vinda de autores de regiões afastadas do Rio de Janeiro, a FNLIJ e o instituto UK’A decidiram manter o espaço que o Seminário dedica à área, com uma tarde de discussões e propostas.

Na mesa "O Prêmio FNLIJ como roteiro para cursos", Elizabeth Serra, com apoio de Marisa Borba, membro do conselho diretor da Fundação, apresentou as categorias contempladas, tecendo comentários sobre cada livro avaliado pelos votantes. O panorama foi muito elogiado pelos professorespor embasar a escolha de livros para o trabalho de leitura com seus alunos.

Dois destaques marcaram o Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós este ano. Com sala cheia, Teresa Colomer fez uma análise sobre os diferentes tipos de linguagem das ilustrações em livros infantis e juvenis, uma mostra do seu trabalho como coordenadora do curso de pós-graduação em bibliotecas escolares na Espanha. O último dia do Seminário, por sua vez, teve a alegria de contar com apresença de Lygia Bojunga, que encantou o público com o relato de sua trajetória e de seu amorpelos livros.

Encontros Paralelos

A série Encontros Paralelos FNLIJ/Petrobras, que são pequenas palestras, com cerca de uma hora e meia de duração, nas quais se discutem questões ligadas à literatura infantil e juvenil e temas correlatos, aconteceu entre 9 e 12/6 e entre 16 e 19/6. Esse ano, os Encontros ganharam em qualidade e variedade, frequência e participação. Destacou-se, entre outros, a plenária dos alunos discutindo o Plano Municipal do Livro, da Leitura e das Bibliotecas do município do Rio. "Vimos os jovens discutindo e debatendo os pontos do Plano, com um interesse e uma maturidade surpreendentes", testemunha Elizabeth Serra. Outro destaque foi a presença dos autores premiados de 2016 que puderam falar ao público adulto sobre suas criações.

Números
2015 2016
Visitantes 35 mil 25 mil
Livros doados na saída: 23.776 15.199
Editoras presentes 55 37
Lançamentos 71 48
Encontros com autor 28 24
Conversas com autor 84 45
Performances ilustradores 22 31
Encontros paralelos 14 30


O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovensconta com patrocínio da Petrobraseda Secretaria Municipal de Cultura (SMC), integrando o Circuito Cultural Rio, idealizado pela SMC e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.Conta ainda com os seguintes apoios: Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) eSecretaria Municipal de Educação (SME).


AS EDITORAS

Editoras que participaram:Ática,Autêntica, Bertrand Brasil,Brinque-Book,Cereja, Cia das Letras, Ciranda Cultural, DCL, Ediouro,Editora do Brasil,Escarlate,FTD, Girassol, Global,Globo, Intrínseca, José Olympio,Jovem, Melhoramentos, Moderna/Salamandra, Nova Fronteira,Panda Books, Paulinas,Paz e Terra, Positivo, Pulo do Gato, Record, Rocco, Rovelle,Sextante, Saraiva, Scipione, Vergara & Riba,Verus,WMF Martins Fontes e Zit.

Encontro do Varejo

Voltado para livreiros, distribuidores e editores do mercado editorial infantil e juvenil, o 7º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil aconteceu no primeiro dia do Salão FNLIJ, 8 de junho. Com o tema "Livro Acessível, Regulação do Preço de Venda e Novos Formatos de Comercialização", o encontro apresentou detalhes da nova legislação em vigor sobre acesso ao livro e à leitura, ações de prefeituras e difusão do livro.

A programação teve a participação de Bernardo Gurbanov, Diretor Presidente da Associação Nacional de Livrarias - ANL; Diego Drumond e Lima, Vice-Presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Difusão do Livro - ABDL; Glaucio Cunha Cruz Pereira, Presidente da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro - AEL/RJ; Isis Valéria Gomes, Presidente do Conselho Diretor da FNLIJ; Leandro Ricardo de Carvalho, Presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro - ABDL; Luís Antonio Torelli, Presidente da Câmara Brasileira do Livro - CBL; e Wander Soares, editor e Conselheiro Curador da FNLIJ. A ABDL, ANL, AEL-RJ, CBL e FNLIJ apoiaram o encontro.


O que é a FNLIJ

Criada em 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) é a seção brasileira do InternationalBoardon Books for Young People (IBBY), órgão consultivo da Unesco. Instituição privada, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro e pioneira em projetos de estímulo à leitura no país, a FNLIJ tem como objetivo central divulgar o livro para crianças e jovens, defendendo o acesso a todos por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias.

A proposta é, por meio da difusão da leitura de qualidade, em particular da literatura, contribuir para o desenvolvimento da educação e da qualidade de vida na formação de novos cidadãos. A fundação visa também à divulgação da produção literária nacional, tendo como público-alvo, além de crianças e adolescentes, educadores, professores, bibliotecários e pais.A FNLIJ é responsável por indicar nomes para o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil.