FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Mostra de Práticas em Psicologia e Educação



Está prorrogado para quarta-feira (15) o prazo para inscrição de trabalhos na I Mostra de Práticas em Psicologia e Educação, que será realizada em Belo Horizonte, no campus Pampulha da UFMG. A atividade é realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional.

A Mostra receberá relatos de experiências nos campos da Psicologia e da Educação. Os trabalhos podem ser apresentados por meio de comunicações orais ou apresentação de pôsteres. Para fazer a inscrição de trabalhos é necessário preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo para o e-mail mostrapsieduc@crp04.org.br.

Além dos relatos de experiência, a Mostra contará com mesas de debate sobre a história da Psicologia em sua relação com a Educação e a atuação do psicólogo nos contextos escolares.

Confira a programação:
8h às 8h30 - Credenciamento

8h30 às 9h - Mesa de abertura

9h às 10h - Conferência de abertura "Relação entre a Psicologia e a Educação: passado e presente"
Déborah Barbosa - psicóloga, doutora em Ciências - Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (USP). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), professora de Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
 - psicóloga, mestre em Filosofia da Educação, doutora em Psicologia Social (PUCSP). Professora Titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP). Membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia (PUCSP); membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. Linha de Pesquisa: História das relações entre Psicologia e Educação no Brasil.

10h às 10h30 - Intervalo

10h30 às 12h - Mesa-redonda "As práticas do psicólogo escolar sob os olhares da Psicologia e da Educação"

Juliana Garrido - 
pedagoga, mestra em Saúde da Criança e do Adolescente (Unicamp). Professora (Educação Infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais). Docente convidada em curso de formação continuada de professores (NAAPA - SME/SP). Militante do DESPATOLOGIZA - Movimento pela Despatologização da Vida, com foco no combate da medicalização de crianças em idade escolar.
Stela Maris Bretas Bretas Souza
 - licenciada e psicóloga pela PUC Minas. É especialista em Psicologia Educacional e Psicopedagogia. Mestrado em Psicologia (Processos Psicossociais) pela PUC Minas. Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) e Coordenadora dos GTs de Psicologia Escolar e de Formação Profissional.

Maria Cristina Fellet - mestre em Psicologia Social (UFMG); psicóloga (UFMG); pedagoga (UFJF); especialista em Psicologia Escolar/Psicopedagogia (CRP-04). Professora aposentada do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG; ex-professora do Curso de Psicologia e de áreas afins da Faculdade Pitágoras; consultora e palestrante em instituições educacionais na temática da formação continuada de educadores e autora de pesquisas e artigos na área. Consultora da Cártis – Psicologia & Educação.

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 15h30 - Comunicações orais: Relatos de práticas/experiências

15h30 às 16h - Intervalo para visita e apresentação de pôsteres

16h às 16h30 - Intervalo

16h30 às 18h - Conferência de encerramento "Os avanços e desafios da atuação do psicólogo na Educação"
Sílvia Maria Cintra da Silva - graduada em Psicologia pela PUC de Campinas, mestre e doutora em Educação pela Unicamp. Pós-doutora na USP, no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora na Universidade Federal de Uberlândia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) desde setembro de 2014. Participa do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Veja os espaços em que a Mostra será realizada:

9h às 12h - Conferência de abertura "Relação entre a Psicologia e Educação: passado e presente" e 
Mesa-redonda "As práticas do psicólogo escolar sob os olhares da Psicologia e da Educação" Auditório Sônia Viegas - UFMG - Prédio da Faculdade de Letras ao lado da FAFICH

13h30 às 15h30 - Comunicações orais: Relatos de Práticas/Experiências
Todas as comunicações orais ocorrerão no Centro de Atividades Didáticas CAD 2 (fica ao lado da Faculdade de Letras e FAFICH na UFMG - salas: C415, B510, C207, C307, C315.

15h30 às 16h - Intervalo para visita apresentação de pôsteres
Saguão do Centro de Atividades Didáticas CAD 2 / UFMG

16h30 às 18h - Conferência de encerramento "Os avanços e desafios da atuação do Psicólogo na Educação"
Auditório do Centro de Atividades Didáticas CAD 2
 / UFMG
A participação na Mostra é aberta a profissionais da Psicologia e da Educação. Todos os participantes, inclusive os que apresentarão trabalhos, devem se credenciar. As inscrições para participar do evento estão encerradas.