FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Primeira edição da Escola de Séries chega à fase de aperfeiçoamento de roteiros

Laboratório de Imersão vai contar com consultoria de profissionais de peso do mercado brasileiro e internacional
Depois de promover uma intensa programação composta por dois seminários internacionais, três temporadas de oficinas, cursos e máster classes com talentos do mercado audiovisual, a Escola de Séries realiza, entre os dias 28 de junho e 1º de julho, no Hotel Windsor Barra, o Laboratório de Imersão. Dez roteiros de séries, inscritos e selecionados previamente, vão receber consultorias individuais de dez profissionais de renome no mercado - cinco brasileiros e cinco internacionais. O objetivo é aprimorar os roteiros e preparar os projetos para a última fase: o Encontro com o Mercado, que acontecerá nos dias 26 e 27 de julho.

A Escola de Séries, lançada em fevereiro de 2015, é um projeto idealizado em convênio entre o Sebrae/RJ e a ESPM, com patrocínio da RioFilme, apoio de O Boticário, curadoria e criação da Wise Entertainment e Esmeralda Produções. O objetivo do projeto é ofortalecer a criação e o desenvolvimento de roteiros para séries e aumentar a competitividade dos projetos e das produtoras do estado do Rio de Janeiro.

O laboratório propiciará a formação e a reciclagem de roteiristas e produtores de conteúdo audiovisual para TV, por meio de consultorias especializadas. Os consultores brasileiros são: Daniel Rezende, Flávia Lins e Silva, José Roberto Torero, Leandro Assis e Sônia Rodrigues. Alan Poul, Jonathan, Mark Taylor, Matt Dearborn e Maurício Mota formam o time de consultores internacionais.

Os dez projetos selecionados para o Laboratório de Imersão são: A Corretora (Drama), de Guta Stresser, Alexandre Raupp e Andr'é Paixão; Cangaço -A série (Drama), de Paulo Wenceslau; Classe Z (Comédia), de Daniel Fraiha e Helio Magalhães; Com amor, Vitória Diniz (Dramédia), de Yann Hatchuel; Crise S.A. (Dramédia), de Izabella Faya e Ana Pacheco;
Escola de gênios (Infantil), de Ângela Hirata Fabri; Foda Madrinha (Comédia), de Paula Santos, Rodrigo de Vasconcellos e Gabriel Brugni; Fora de órbita (Comédia), de Bianca Watson e Mathilda Kovac; Fred e Flora (Infantil), de Giulia Braz, Antonio Carneiro e Sonia Violeta; e Tudo ou nada (Drama), de Paulo Dimantas e Sacha Bali. Além desses, outros 20 roteiros, que também participaram do processo de seleção, serão apresentados ao mercado.


Sobre os consultores convidados:

Daniel Rezende
Daniel Rezende, editor e diretor, recebeu uma indicação ao Oscar® já em seu primeiro trabalho como editor em longa-metragens,com "Cidade de Deus". Ele também ganhou um prêmio Bafta e o Grande Prêmio Cinema Brasil. Daniel Rezende editou episódios das séries "Filhos do carnaval", da HBO, "Cidade dos homens" e "Os experientes", da TV Globo. Foi o editor dos filmes "Diários de motocicleta" e "Água negra", de Walter Salles, "Tropa de Elite 1 e 2" e o remake de "Robocop", de José Padilha, e "Ensaio sobre a cegueira" e "360", de Fernando Meirelles. Além de filmes como "O ano em que meus pais saíram de férias", "Cidade dos homens" e "As melhores coisas do mundo. Foi um dos editores do filme "Árvore da Vida", de Terrance Malick, estrelado por Brad Pitt e Sean Penn. Em 2008, Daniel Rezende estreou como diretor no curta-metragem "Blackout", com Wagner Moura, e, em seguida, dirigiu a série de TV "Fora de controle", para a Record, e fez a direção geral da série "O homem da sua vida", para a HBO LatinAmerica, com estreia prevista para 2015. Ainda em 2015 ele estreou na direção de longa-metragem com o filme "O rei das manhãs".

Flávia Lins e Silva
Flávia Lins e Silva foi roteirista da TV Globo durante 16 anos e hoje é roteirista independente. É criadora da série de TV "Detetives do prédio azul", que está na oitava temporada, com 200 episódios. Flávia também escreveu seriados como "Mulher" e "Tudo novo de novo", além de novelas, como "Laços de família". No currículo aindaas novelas infantis "Caça talentos" e "Sítio do Picapau Amarelo". Atualmente, está desenvolvendo o seriado "Valentins" para o canal Gloob. A roteirista e autora tem mais de dez títulos publicados para jovens, entre eles "Mururu no Amazonas", "Diário de Pilar na Grécia" e "Detetives do prédio azul". Flávia Lins e Silva se formou em jornalismo pela PUC/RJ com pós-graduação em literatura infanto-juvenil, pela UAB, de Barcelona.e está cursando mestrado de literatura infantil pela universidade de Roehampton.

Leandro Assis
Formado em Comunicação Social pela PUC-RJ, Leandro Assis estudou storytelling na New York FilmAcademy. Foi professor de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da AIC do Rio. É corroteirista de "O Cabeleira", selecionado para o Laboratório Sesc-Rio de Roteiros para Cinema de 2007 e publicado como graphic novel. É autor do roteiro do longa "Muitos homens num só", dirigido por Mini Kerti, vencedor de 10 prêmios no 18º Cine-PE, incluindo melhor filme e roteiro. Foi roteirista de TV da Conspiração Filmes, tendo escrito séries como "Magnífica 70" (HBO), "A mulher invisível", vencedora do Emmy Internacional (Globo), "Surtadas na yoga" (GNT), "Uma rua sem vergonha" e "Morando sozinho" (Multishow), "Histórias do Brasil" (TV Brasil).

José Roberto Torero
Nascido na cidade de Santos, em 1963, é formado em Letras e Jornalismo pela USP. Não chegou a concluir o curso de Cinema e mestrado em Roteiro pela ECA-USP. Realizou vários curtas, como "Amor!" (1994) e "A alma do negócio" (1996). Paralelamente à profissão de cineasta e roteirista, dedicou-se à literatura, tendo publicado mais de 30 livros, entre contos, infantis e romances, como "O Chalaça", vencedor do Prêmio Jabuti de 1994. Entre 2000 e 2007, escreveu o quadro "Retrato falado", protagonizado por Denise Fraga no Fantástico, da Rede Globo. Em 2004, dirigiu seu primeiro longa, a comédia romântica "Como fazer um filme de amor". Em 2011, roteirizou a série "Somos um só", para a TV Cultura, e, em 2012, roteirizou a série "FDP", para a HBO, vencedora do Prêmio APCA de melhor série brasileira. Dirigiu e roteirizou o programa "Super Libris" (52 episódios de 26 minutos sobre literatura), para o Sesc TV, lançado em 2015.

Sonia Rodrigues
Sonia Rodrigues é escritora, com 30 livros publicados, roteirista e Phd em Literatura, com expressiva produção criativa em literatura, roteiros para TV, documentários e conteúdo digital (sites, educationalplatforms e jogos). Primeira especialista brasileira a analisar a estrutura de 64 séries estrangeiras e brasileiras no livro "Como escrever séries", Sonia fez, desde 2003, o scriptdoctoring de cerca de 800 roteiros para a Globofilmes. Sonia Rodrigues também é criadora e roteirista-chefe da série "A qualquer custo", vendida para o canal de streaming Studio +, do canal francês Canal Plus.

Alan Poul
Alan Poul tem uma distinta e premiada carreira como diretor e produtor de cinema e TV. Atuou como produtor-executivo e diretor na série "The News Room" e foi produtor-executivo e diretor das cinco temporadas de "Six Feet Under" (HBO), série que lhe rendeu uma nomeação ao Emmy de Melhor Direção e um DirectorsGuildAward. Dirigiu também para a HBO, as séries "Roma" e "Big Love". Poulfoi diretor de longas com "The back-up plan", estrelado por Jennifer Lopez e Alex O'Loughlin. Alan Poulassinatambém a produção de "Woman on Top" (2000), "Thursday" (1998), "Los Locos" (1997), "Til There Was You" (1997), "The Interview" (Jenipapo) (1996) e "Candyman" (1992). Ele também produziu três minissérie de televisão baseadas nos livros "Tales ofthecity" e a série de TV "MySo-Called Life".

Jonathan Gabay
Jonathan Gabay é vice-presidente de Desenvolvimento e Programação de Projetos de Comédia da FOX e responsável pelo desenvolvimento e a produção de todas as séries live-action de comédia, assim como as séries de animação do canal. Gabay está há cinco anos na FOX e, atualmente, supervisiona a série aclamada pela crítica "The Last Man on Earth", estrelada por Will Forte e KristenSchaal. Além disso, é responsável pela produção de "New Girl" e "Family Guy", além de lançamentos como "The Mick", estrelado por KaitlinOlson, e "Its Always Sunny in Philadelphia". Anteriormente, Jonathan Gabay foi responsável por séries, como "Bob’s Burgers", "Enlisted" e "Dads" Antes de ingressar na FOX, foi coordenador de programação em curso no canal de TV The CW, onde supervisionou as temporadas finais de "Smallville" e trabalhou ainda em "The Vampire Diaries", "Gossip Girl" e "Supernatural". Jonathan Gabay é formado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade do Sul da Califórnia.

Maurício Mota
Maurício Mota é cofundador da Wise Entertainment, produtora sediada em Los Angeles, responsável pela série de sucesso "East Los High", indicada ao Emmy de melhor drama adolescente. A série, que acaba de encerrar as filmagens de sua quarta temporada no canal de streaming Hulu, é a primeira em língua inglesa a contar com um elenco inteiramente latino. Apontada pelo "Los Angeles Times" como um marco no mercado de broadcast, agora expande seus domínios para o cinema, com a produção de um longa-metragem, para a área editorial, com a publicação de romances adolescentes, e para o vestuário, com uma linha de roupas destinada ao público millennial. Além de produtor, Maurício é executivo de mídia e conteúdo, com grande experiência nas áreas de educação e eventos corporativos, com mais de 10 anos de experiência desenvolvendo e produzindo projetos de BrandedContent e ProductPlacement. Maurício é responsável por organizar a extensa e brilhante obra do maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos, Nelson Rodrigues.

Mark Taylor
Mark Taylor é produtor criativo especializado no desenvolvimento de roteiros de séries para televisão (comédia edrama) em parceria com o sócio, produtor e diretor Anthony Hemingway. Responsável pela criação, supervisão de roteiros, em sua carreira percorreu diversas áreas relacionadas ao processo de produção. Junto com Anthony Hemingway fundou a Hemingway | Taylor, produtora que já vendeu projetos de televisão para Amazon, CBS, Fox e HBO. Antes de trabalhar com Anthony, Mark foi diretor de produção nos canais TBS e TNT, além de atuar como executivo de produção da HBO e como produtor independente em Los Angeles e Nova York.

Matt Dearborn
Matt Dearborn é roteirista, diretor e produtor-executivo. Matt escreveu roteiros para mais de 100 episódios de séries de televisão de diversos gêneros como "Sci-fi: Eerie’, "Indiana", "Sliders". Foi responsável pelos roteiros das séries "EarlyEdition", "Beverly Hills 90210" e "Parker Louis Can’tLose". Mais recentemente, roteirizou a série "Breaking In" para a FOX. Matt Dearborn se destacou como o criador e produtor-executivo de séries infantis para Cartoon Network, Nickelodeon e Disney, incluindo os sucessos "Zeke e Luther" e "Even Stevens". Matt foi indicado três vezes ao Emmy e ganhou o Prêmio Baftade Melhor Série Internacional. Além disso, foi indicado ao NAACP ImageAward e o prestigiado Environment Media Award. Atualmente trabalhacom a Walden Media, adaptando o longa "Holes" para a televisão.