FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Segurança do Paciente: centro lança página voltada para o cuidado

Com o objetivo de disseminar informações e ferramentas que facilitem o envolvimento do paciente nos processos do cuidado em saúde a que são submetidos, assim como seus familiares e amigos, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) acaba de lançar uma nova página voltada para esse tema. A ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação com o Proqualis por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa. A coordenadora geral do Centro e pesquisadora da ENSP, Margareth Portela, fez a apresentação da página em vídeo.
 
Segundo explicou Margareth, a motivação para desenvolver um espaço voltado para pacientes, seus familiares e amigos no Portal Proqualis sustenta-se no reconhecimento do papel central que eles podem desempenhar na melhoria da qualidade do cuidado de saúde e, especificamente, no sentido de maior da segurança do paciente. “A proposta da página coaduna-se com a perspectiva de valorização do cuidado centrado no paciente/pessoa, buscando instrumentalizá-los para a participação no processo de decisão do cuidado em saúde”, disse ela. 
 
O Proqualis é ligado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz. Pela ENSP, além de Margareth, os pesquisadores Walter Mendes, Monica Martins, Suely Rozenfeld e Victor Grabois, que é o coordenador executivo, também participam do Centro. 
 
Na página, os leitores encontrarão informações, ferramentas e relatos que sensibilizem e instrumentalizem pacientes e pessoas em geral a assumir papéis ativos na melhoria da qualidade do cuidado que recebem em serviços de saúde. “Serão disseminados temas como direitos e deveres dos pacientes, promoção da segurança do paciente, relatos de experiências de pessoas que vivenciaram como paciente ou como familiar a ocorrência de um evento adverso no cuidado em saúde. Tudo isso será disponibilizado nos mais diversos formatos, sejam vídeos, podcasts, artigos, matérias jornalísticas, informações relevantes de especialistas, entre outros. “Nosso foco é contribuir, por meio da página, para a divulgação em linguagem de fácil entendimento sobre qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente”, analisa Margareth. 

A página a respeito de Eventos Adversos, também desenvolvida pelo Proqualis para divulgar informações científicas e pesquisas especializadas sobre o tema, tem como um de seus coordenadores o pesquisador da ENSP Walter Mendes, que divide a responsabilidade com Paulo Sousa, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. A página de Eventos Adversos conta com duas grandes áreas – Informação Clínica e Segurança do Paciente.