FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Abertura do 10º ENCONTRO DA ABCP propõe uma reflexão acerca da Democracia

No primeiro dia do 10º Encontro anual da Associação Brasileira de Ciência Política, os professores John S. Dryzek (University of Camberra) e Yves Sintomer (Paris VIII) participaram da Conferência de Abertura, com o tema Perspectivas da Teoria Democrática, realizada na noite desta terça-feira (30). 


Prof. e presidente de ABCP Leonardo Avritzer ao centro, e os dois convidados para a conferência de abertura, à esquerda na foto está: Yves Sintomer, e à direta John S. Dryzek. O nome da conferência foi Perspectivas da Teoria Democrática.
Ver  todas as fotos com as legendas nesse link: https://www.facebook.com/ABCPOficial/posts/494267924104962

O cientista político e presidente da ABCP, prof. Leonardo Avritzer (UFMG), abriu o evento e apresentou os conferencistas internacionais, em áudio que envio anexo. 

Além disso,  durante a cerimônia foi proposto aos presentes que fizessem uma reflexão da jovem democracia brasileira: Em que aspectos ela está sendo ameaçada, diante dessa votação do impeachment da presidente Dilma? E qual será o cenário nacional pós-impeachment? Essas foram algumas das questões levantadas pelo professor. 

Em sua apresentação, o autraliano Dryzek explicou sobre a democracia deliberativa, embasada em três imagens essenciais: do fórum, do sistema e do polity; em cada cultura isso se manifesta de um jeito diferente. 

Veja os slides da apresentação dele aqui. 


Já o francês Yves Sintomer traça o diagnóstico e o prognóstico dos rumos de uma democracia nas mais diversas sociedades. Ele citou alguns episódios e movimentos de resistência, como o movimento Passe Livre Brasil, Occupy de NY, Praça da Independência em Kiev, o maio de 2011 em Madri. 

Veja os slides da apresentação aqui: 


Nesta pasta você encontra mais fotos da abertura: