FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Festejo do Tambor Mineiro 2016 celebra o congado de Minas Gerais

CULTURA BANTO NAS RUAS DO PRADO
Festejo do Tambor Mineiro celebra o congado de Minas Gerais

No dia 21 de agosto, das 10h às 20h, o Festejo do Tambor Mineiro chega em cortejo às ruas do Prado, região Oeste de Belo Horizonte. Trata-se de um dos mais longevos projetos de cultura banto-mineira e afro-mineira da capital e, ao reunir guardas de congado/reinado vindas de diferentes partes da cidade e do interior, integra o ciclo anual do Rosário de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Também fazem parte da programação apresentações e cortejos de grupos percussivos, feira de artesanato e shows com artistas referência da cultura afro. A entrada é gratuita e pede-se doações de 1kg de alimentos não-perecíveis que serão destinadas aos festejos das irmandades do Rosário. A concentração se dá em frente a Associação Cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339).

Nesta edição, estão confirmadas 12 guardas de congado/reinado, entre elas a Irmandade Os Carolinos, fundada em 1917 e a a terceira mais antiga da cidade ainda em atividade, a Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1944, e Massambique Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Mêrces, fundada em 1964. Entre as atrações artísticas, ao todo 15, Flávio Renegado, Sérgio Pererê, Maurício Tizumba e o grupo argentino No Chilla. Já a feira de artesanato contará com barraca de penteado afro, de livros, de objetos, de roupas e de acessórios. “O Festejo faz parte das celebrações reinadeiras/congadeiras e ainda mostra para o público a influência banto em diversos outros aspectos da cultura mineira e brasileira. Os bantos fizeram parte do processo civilizatório brasileiro e isso precisa ser reconhecido. Além disso, é uma festa na rua e estar na rua hoje é reivindicar o direito à cidade”, diz Tizumba, idealizador do projeto.

O Festejo do Tambor Mineiro conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

FÉ E TRADIÇÃO, #AquiTemFestejo
O Reinado, popularmente conhecido como Congado, se constituí a partir do mito da retirada de Nossa Senhora do Rosário do mar pelos negros escravizados e é a mais tradicional manifestação da cultura banto que floresceu em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, presente antes mesmo da capital chegar, nas fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey, a tradição migrou também junto com a mão-de-obra vinda do interior para construir a nova capital. Atualmente, ao longo de todo o ano, as irmandades do Rosário – com suas guardas de moçambique e congo, e ternos de caboclo, vilão e catopé –, realizam seus festejos nas bordas da cidade, recriando nas ruas o mito fundador e louvando Nossa Senhora do Rosário, os demais santos do panteão congadeiro, os antepassados e os reinos negros em uma resistência cultural que atravessa os séculos. Os festejos e as visitas mútuas constituem o ciclo anual do Rosário.

Desde 2002, o Festejo do Tambor Mineiro, idealizado pelo cantor, compositor, multiinstrumentista e capitão de congado, Mauricio Tizumba, faz parte dessas celebrações e contribui para valorizar e difundir a cultura banto-mineira tanto em sua manifestação tradicional quanto nas influências que exerce na música e nas artes de uma forma geral. Nesta edição, o Festejo realiza nas redes sociais a campanha #aquitemFestejo que, por meio de textos, fotos, mapas e vídeos, pretende mostrar para o público que essas festas estão por toda a cidade.


Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Em 2015, as iniciativas beneficiaram mais de 1,4 milhão de pessoas diretamente e indiretamente.
Serviço:
Festejo do Tambor Mineiro 2016
21 de agosto, domingo, das 10h às 20h
Rua Ituiutaba, nº 399, Prado, Belo Horizonte - MG
Na entrada, 1 kg de alimento não perecível

Todas as atividades do Festejo 21016 podem ser acompanhadas pela página do projeto no Facebookhttp://www.facebook.com/festejotambormineiro e pelo site www.festejo.art.br