FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 1 de novembro de 2016

3ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes – CIEI&EXPO 2016



A realização da 3ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes – CIEI&EXPO 2016 marca a importância de um evento anual desse porte na região sul do Brasil. A iniciativa da criação do projeto Smart Energy Paraná promovendo o avanço da geração e uso de energia por fontes renováveis no Estado caracteriza a determinação do governo, da indústria e da academia em diversificar a nossa matriz energética. Atualmente os termos geração distribuída, redes inteligentes, eficiência energética, cidades inteligentes e internet das coisas ganham espaço nas publicações técnicas e na mídia em geral.
A CIEI&EXPO 2016, evento oficial do projeto Smart Energy Paraná, vem cumprindo com o compromisso de disseminar o conhecimento e induzir ações de desenvolvimento em energias renováveis, trazendo temas da atualidade para o debate. A Conferência conta com apresentações técnicas e de cunho político-estratégico, mostra de trabalhos acadêmicos, exposição de tecnologias, equipamentos e processos enfatizando temas como: Eficiência Energética, Geração Distribuída e Políticas Públicas.
Atende à Conferência um público formado por empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, integradores, consultores, professores, pesquisadores e alunos.
A Eficiência Energética é transversal a todas as áreas e por esta razão, o Seminário prevê a participação de profissionais com significativa experiência em suas áreas de atuação e de maneira multidisciplinar.
A área de conhecimento em Eficiência Energética é difundida em todo o mundo e sua necessidade e aplicação teve origem em função dos problemas enfrentados pelo setor elétrico, decorrente do aumento exponencial do consumo de energia e a escassez de recursos disponíveis para sua geração e suprimento.
Há também questões de caráter ambientais e de cunho socioeconômicos, além da necessidade de utilização de fontes alternativas de energia e da melhoria da eficiência de equipamentos e processos produtivos, tanto em nível de projeto como nas modificações em equipamentos existentes.
O Seminário de Eficiência Energética que segue para sua quarta edição estabelece um importante marco na Comunidade Curitibana no tema proposto.
Na primeira edição que tinha como proposta estabelecer o tema como uma Rota Estratégica para o século XXI, veio a aprimorar essa aplicação na segunda edição ao discutir a Eficiência Energética de modo transversal em todas as áreas das Engenharias, apresentando alternativas de aplicação, propondo parceria entre a Universidade e a Indústria no intuito de aproximá-los e gerar maior desenvolvimento e sustentabilidade para o setor produtivo. Em sua terceira edição, trabalhou o tema Eficiência Energética gerando resultados à luz de uma realidade que passa a consolidar-se no cenário Nacional das Concessionárias de Energia frente à exigência da ANEEL de que se realizem, obrigatoriamente, chamadas públicas de Projetos de Eficiência Energética. A quarta edição procura fortalecer o tema e disseminar por meio da apresentação de conceitos fundamentais e de cases de sucesso com o intuito de tornar a Eficiência Energética uma Meta Estratégica para todos os setores da sociedade.
O 1º. Congresso Brasileiro de Geração Distribuída – CBGD é um evento oficial, promovido e realizado anualmente pela FRG Mídias & Eventos, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD, associação oficial de empresas do setor, que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor, e que tem em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia.
Nesta primeira edição, contará como co-organizador o Paraná Metrologia e ocorrerá simultaneamente ao CIEI&EXPO2016 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes, além do suporte do sistema FIEP. O evento conta ainda com o apoio oficial de entidades e associações ligadas ao setor de GD no Brasil e exterior, como WBA – Associação Mundial de Bioenergia e TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná.
Este Congresso será o primeiro evento oficial no Brasil, com apoio das Associações do setor, realizado para tratar exclusivamente dos interesses das empresas de GD – Geração Distribuída no Brasil.
A inserção de fontes limpas e renováveis na Matriz Energética Brasileira, é fundamental para que o Brasil possa alcançar as metas e compromissos assumidos na COP21 em Paris.
Os desafios são enormes e o tempo bastante curto tendo em vista que a média de energia elétrica consumida em residências, comércios, indústrias, órgãos públicos, instituições de ensino, etc, vem aumentando anualmente mesmo com as condições da economia desfavoráveis ao crescimento.
CBGD – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída é uma excelente oportunidade para discutir os novos rumos e tendências do setor, conhecer o que está acontecendo no mercado, além de uma ótima ocasião para apresentar novas tecnologias e as pesquisas desenvolvidas pelo Setor Acadêmico.