FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Seminário Internacional de Documentário de Arquivo - Arquivos em Movimento

5º Atelie do Pensamento Social
Apresentação
Entre os dias 24 e 25 de novembro o Seminário Internacional de Documentário de Arquivo - Arquivos em Movimento será realizado na sede da FGV, no Rio de Janeiro. O seminário propõe uma reflexão acerca das diferentes práticas de incorporação de imagens pré-existentes dentro do campo da produção audiovisual de caráter documental. Interessa interrogar os gestos artísticos que conferem às imagens novos sentidos, as estratégias estéticas e narrativas empregadas na incorporação dessas imagens em obras documentais e os diferentes olhares portados ao longo do tempo.
O evento contará com palestra de abertura proferida pelo professor Vicente Sánchez-Biosca, da Universidade de Valência, e com três mesas constituídas por comunicações de doutorandos e doutores submetidas e aprovadas pela comissão do evento. As mesas serão comentadas pelos professores convidados Eduardo Morettin (ECA/USP), Mônica Almeida Kornis (CPDOC/FGV) e Vicente Sánchez-Biosca. Os trabalhos apresentados poderão ser posteriormente selecionados para serem convertidos em artigos publicados em e-book intitulado Arquivos em Movimento.
O seminário Arquivos em Movimento acontece dentro do âmbito do Projeto de Desenvolvimento do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC, financiado pela Fundação Getulio Vargas, contando também com o apoio da FAPERJ. Desde 2006, o Núcleo desenvolve atividades com alunos e pesquisadores da Escola de Ciências Sociais da FGV, possibilitando a realização de diferentes projetos centrados no uso da linguagem audiovisual. Como parte do CPDOC, instituição detentora do mais significativo acervo de arquivos pessoais de homens públicos do país, o Núcleo está comprometido com o debate em torno da preservação, circulação e reutilização das imagens de arquivo e deseja, através do seminário, contribuir para fomentar esse campo de estudos. O evento conta ainda com a consultoria da professora Mônica Almeida Kornis (FGV), coordenadora do Laboratório de Estudos Audiovisuais (LEAV/CPDOC).

Público-alvo:
O seminário Arquivos em Movimento recebe propostas de comunicação de doutorandos ou doutores dos Programas de Pós-Graduação reconhecidos e credenciados pelo MEC, que se enquadrem na temática do evento.

Prazos e regras de submissão de comunicação:
Os interessados em submeter propostas de comunicação devem enviar um resumo de até 5.000 caracteres (com espaço) até o dia 4 de setembro de 2016 através do formulário disponível na página do evento.
Os nomes selecionados serão divulgados na mesma página até o dia 12 de setembro de 2016.
Após ter o resumo aprovado, os participantes terão até o dia 15 de novembro para enviar seus textos completos seguindo o modelo a ser disponibilizado na página do evento. O não envio implicará na desclassificação automática para a publicação no e-book Arquivos em Movimento, que apresentará os resultados do encontro. Os artigos selecionados para a publicação receberão um pró-labore no valor de R$ 900,00.
Comissão julgadora: Arbel Griner; Mônica Almeida Kornis; Patrícia Machado e Thais Blank.