FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Unasul realiza fórum sobre imigrantes no Rio de Janeiro

Como acolher e oferecer serviços básicos aos imigrantes sem colapsar o sistema? Como integrá-los à sociedade e criar um espaço harmônico para que se desenvolvam? Como transformar o que muitos enxergam como uma ameaça em uma oportunidade para os países e o conjunto da população? Essas e outras perguntas vêm dominando o debate político em todo o mundo. Está nas campanhas presidenciais, nas mesas de negociação da ONU e também no dia a dia de governos e gestores públicos. Nos dias 8 e 9 de novembro, especialistas e autoridades dos 12 países da América do Sul tentarão responder a essas perguntas em um fórum no Instituto de Saúde da Unasul (Isags), com palestras e debates. A região está em uma posição privilegiada para debater o tema, uma vez que convive com todos os tipos de fluxos migratórios: de fora para dentro, de dentro pra fora e entre os países do bloco.
 
Atualmente, são cerca de 240 milhões circulando pelo mundo. Sejam refugiados pela guerra civil na Síria ou pelo estado de calamidade permanente no Haiti, sejam deslocadas pelo conflito na Colômbia, essas pessoas são 3,3% da população mundial e seu número cresceu 41% desde o ano 2000. Com as mudanças climáticas, analistas preveem que esse fluxo deve se intensificar.
 
O evento contará com apresentação do diretor da Missão Colômbia na Organização Internacional para Migrações (OIM) Fernando Calado, do corpo técnico do Instituto, de representantes dos países da Unasul e do diretor de Assuntos Sociais da Unasul, Mariano Nascone. Também participarão do encontro especialistas no tema, como Eleonor Conill, do Observatório Ibero-americano de Políticas e Sistemas de Saúde da Universidade de Santa Catarina, e Deisy Ventura, professora de Relações Internacionais e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. 
 
Sobre o Isags
 
O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) é um centro de pensamento estratégico vinculado ao Conselho de Saúde da Unasul que busca contribuir ao aperfeiçoamento da governança em saúde na região através da formação de líderes, gestão de conhecimento e apoio técnico aos países do bloco. Para saber mais, visite o site e acompanhe todas as novidades pelo Facebook e Twitter.
 
O Instituto Suramericano de Gobierno en Salud (Isags/Unasul) fica localizado na Avenida Rio Branco, 151, 19º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ. Tel.: +55 (21) 2505-4425