FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Centro de Arte Hélio Oiticica recebe a mostra "Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje"

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam 

Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje



O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica recebe, do dia 3 de março a 5 de maio, a mostra Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje.  Com curadoria de Pollyana Quintella e produção de Ana Hortides, Rejuvenesça é uma exposição voltada para a produção de poetas e escritores que exploram outros formatos além do livro. 
Ao todo serão exibidos trabalhos de 16 escritores, oriundos de vários lugares do país, que produzem obras em vídeo, objeto, desenho, instalação. Ainda assim, a palavra e a escrita continuam como questões centrais de investigação. Em 1959, Ferreira Gullar fez o ‘poema enterrado’, que consistia na sobreposição de cubos de tamanhos diferentes (vermelho, verde e branco). O leitor-visitante ia levantando um a um e, por fim, encontrava enterrada a palavra “Rejuvenesça”. Dessa forma, a exposição considera o ‘poema enterrado’ como uma experiência emblemática de poema espacial (curiosamente, foi a despedida de Gullar do neoconcretismo), fazendo uma homenagem ao grande poeta.

"Em alguns trabalhos, a recorrência à outras mídias é um modo de dar a narrativa novos complementos visuais, em outros, é um modo de transformar a escrita em algo menos significante, mais absurdo. Em todos, persiste o exercício de materializar, espacializar e performatizar a linguagem escrita, e isso poderá ser visto na exposição de diferentes maneiras. Por isso, trazer a literatura para o meio das artes visuais é um modo de provocar encontros e contaminações entre os dois campos, buscando novos diálogos e soluções entre essas duas manifestações",  declara a curadora Pollyana Quintella.

Fazem parte da exposição os poetas e escritores: Adelaide Ivánova, Carlos Augusto Lima, Catarina Lins e Priscila Fiszman, Dimitri Rebello, Érica Zíngano, Frederico Klumb, Guilherme Zarvos, João Reynaldo, Luca Argel, Lucas Matos, Marília Garcia, Oficina Experimental de Poesia, Reuben da Rocha, Tazio Zambi e Victor Heringer. 

A mostra contará também com uma mesa de debates com os poetas e a curadora e um cineclube.
 


A Mostra Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje foi contemplada no I PRÊMIO CULTURA + DIVERSIDADE da Secretaria Municipal de Cultura. 




Serviço: Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica: Rua Luis de Camões, 68, Centro, Rio de Janeiro
De 3 de março a 5 de maio de 2018 
Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados 
Tel: (21) 2242-1012 
Metrô: Estação Carioca, Estação Uruguaiana, Estação Presidente Vargas 
Ônibus: Linhas com destino à Central do Brasil e Avenida Passos 
Próximo a Av. Passos e à Praça Tiradentes. 
Evento gratuito. 
Classificação: livre.