FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Livro reúne opiniões de especialistas sobre os desafios do Ensino Médio

A aprovação da lei de reformulação do ensino médio, de feverei­ro de 2017, e a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) puseram na ordem do dia, mais uma vez, as agruras do en­sino médio. A fim de contribuir para esse debate, a Editora FGV publica o livro “Os desafios do ensino médio”que apresenta as discussões ocorridas em seminário homônimo, organizado pelo programa FGV Ensino Médio. O lançamento será realizado no dia 5 de março, às 16h, no 12º andar do edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190).
O evento vai contar com a presença do secretário de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Antonio Idilvan de Lima Alencar, do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, do secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer, como debatedores. A mediação ficará a cargo da diretora do FGV Ensino Médio, Marieta de Moraes Ferreira, e do ex-ministro da Educação e professor da FGV, José Henrique Paim.
Na última década têm sido habituais os debates sobre as necessidades e os rumos da educação básica no Brasil e o ensino médio, em particular, tem recebido atenção especial devido às gran­des dificuldades que o segmento apresenta. A despeito de indicarem uma melhoria dos números referentes à performance dos estudantes dos níveis fundamentais, no que se refere ao ensino médio os da­dos recentes acerca das avaliações brasileiras não são alentadores.
O livro reúne textos das apresentações e debates de especialistas renomados vinculados a órgãos públicos, como o Ministério da Educação (MEC), secretarias estaduais de Educa­ção, o Conselho Nacional de Educação (CNE), e parlamentares, bem como de representantes de fundações privadas, professores, dirigentes de escolas públicas e privadas. Eles mapearam durante o seminário pontos de diver­gências e de convergências que a nova lei tem suscitado.
Desse amplo conjunto de textos, organizados pela professora Marieta de Moraes Ferreira e pelo ex-ministro da educação José Henrique Paim, a expressar diferentes posi­cionamentos, abordagens e ênfases, emergem pontos em comum: uma reforma do ensino médio precisa ser efetivada, a aprovação de uma Base Nacional Curricular é urgente e a questão dos recursos e financiamentos é vital para o êxito dessa mudança, mas as discussões e críticas sobre o modelo indicado e sobre forma de implementação ainda permanecem.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site.