FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

III Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos

 Imagem
O Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos (CEHLA) é um evento promovido e organizado pelo Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O evento tem por objetivo promover um espaço de encontro para acadêmicos de outras universidades, a fim de fazer circular, dessa forma, o conhecimento e possibilitar um ambiente profícuo de debate entre diferentes perspectivas. É dessa forma que o corpo discente do PPGH/UNISINOS acredita que se constrói o conhecimento histórico: no debate, no diálogo, na divergência e na pluralidade.

O III CEHLA, edição de 2018 pretende discutir temáticas que pensem as conexões e polaridades entre Brasil e América Latina. Nesse sentido, mais do que eixos de história comparada, o enfoque desse terceiro encontro é pensar historicamente a América Latina de maneira conectada nos seus aspectos políticos, sociais e culturais.

Para além de uma memória em comum que remete a diversidade étnica das sociedades indígenas e os seus conflitos com os europeus, a escravidão africana e até mesmo as ditaduras militares do século XX, fizeram com que se buscasse valorizar uma cultura própria da América Latina a partir de uma memória que compartilha elementos em comum.

Em consequência, estudos históricos cada vez mais tendem a pensar uma história do Brasil conectada a esse amplo contexto latino-americano. O que parece ter alterado uma lógica de recepção quase passiva de modelos sociais vindos da Europa. Nesse sentido, contribuiu para aflorar um maior sentimento de pertencimento a esse espaço e proporcionou a formulação de projetos de sociedade e de expressões voltados à realidade latino-americana.