FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Instituto Lecca e Associação de Assistência ao Adolescente se unem para criar o Instituto Apontar

O Instituto Apontar é resultado da união do Instituto Lecca, criado em 2003 para ampliar as oportunidades de educação de crianças e adolescentes e a Associação de Assistência ao Adolescente, criada em 1945 para desenvolver políticas de assistência social com adolescentes em vulnerabilidade social. 

"O Instituto Lecca e a Associação de Assistência ao Adolescente sempre tiveram como elo de ligação a profunda convicção de que a verdadeira transformação social se dá pela educação. Da sintonia de propósitos surgiu a ideia de unir forças para formar uma nova instituição que se desenvolvesse a partir dos programas e de toda a experiência do grupo. Estamos muito entusiasmados e confiantes com relação ao Instituto Apontar e tudo que proporcionará para o futuro de muitas crianças e adolescentes", diz Luis Eduardo da Costa Carvalho, Diretor Voluntário do Instituto Apontar.

O investimento do Instituto Apontar será concentrado na educação e na assistência social. Com o objetivo de ampliar as oportunidades para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, com base em três pilares: formação acadêmica de qualidade, formação cultural e formação ética. "Além do desenvolvimento acadêmico, os jovens terão acesso a conhecimentos e experiências que ampliarão seus horizontes e criarão as bases para que eles se tornem cidadãos conscientes, com autonomia, segurança e visão de mundo e possam também contribuir para as suas comunidades e para o país como um todo", destaca Luis Eduardo.

Para alcançar seus objetivos, o Instituto Apontar conta com três programas: 

o programa ESTRELA DALVA, que prepara crianças e adolescentes do Ensino Fundamental com altas habilidades acadêmicas para entrar em escolas públicas de excelência; 

o programa ALEXANDRIA, que proporciona apoio acadêmico e cultural aos alunos oriundos do Estrela Dalva e bolsistas de escolas particulares parceiras. Atende crianças e adolescentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio que recebem suporte acadêmico personalizado e participam de oficinas como Oratória, Inglês, Impressão 3D, Stop Motion, Alemão, Direito, Robótica, Geografia, Teatro, Jornalismo, Pensamento Matemático, entre outras; e

o programa MAIS, que oferece oportunidades para crianças e adolescentes de baixa renda, alunos do 1o ao 6o ano Ensino Fundamental da área rural do município de Rio Claro no Rio de Janeiro. O objetivo é enriquecê-los acadêmica e culturalmente, contribuindo para o seu desenvolvimento. É oferecido, também, um espaço físico para que eles possam desenvolver suas atividades escolares e terem acesso a ferramentas virtuais.

O Instituto Apontar conta com o investimento da Brookfield, da Lecca Investimentos, do Sesc, da UEVOM - Vila Olímpica da Maré, do Grupo Total , da Inwave Technologies e do Phi. Como parceiros conta com o Instituto de Matemática da UFRJ, o Instituto de Física da UFRJ, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Rio Claro, a PUC-Rio, a Cultura Inglesa, o Museu do Amanhã, a Orquestra Petrobras Sinfônica  e a Comunidade Empodera. 


Lançamento do Instituto Apontar
26 de novembro de 2018 - 19h
Casa de Cultura Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema