FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Workshop Acidentes Ambientais no Transporte de Resíduos e Produtos Perigosos


Você transporta ou contrata transporte de resíduos
e produtos perigosos em Minas?
Venha conhecer a nova obrigação Estadual
e previna-se de multas.

21 de agosto - 8h30 às 12h
FIEMG - Ed. Albano Franco - Auditório Térreo
Av. do Contorno, 4.520 - Funcionários - BH

Mais informações: (31) 3263-4511 ou afadel@fiemg.com.br

Confiança de Serviços registra segunda alta consecutiva

Índice de Confiança de Serviços (ICS), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), subiu 2,2 pontos em julho, para 93,4 pontos, registrando a segunda alta consecutiva. Em médias móveis trimestrais, o índice interrompe quatro meses de quedas consecutivas, ao avançar 0,4 ponto.
“Depois de quatro quedas consecutivas no início de 2019, a confiança do setor de serviços parece sinalizar uma reversão de tendência. A melhora pelo segundo mês dos indicadores de situação atual e também das expectativas sugere que os empresários estão percebendo uma reação no ritmo de atividade do setor e se tornando mais otimista para o segundo semestre. Apesar dos bons resultados, o nível ainda baixo em termos históricos mostra que ainda há um caminho a ser percorrido e que a retomada do setor deve seguir no ritmo gradual”, analisa Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
O resultado positivo do ICS em julho foi disseminado, e impactou 9 das 13 atividades pesquisadas. Os dois componentes do ICS tiveram variações positivas: Índice de Situação Atual (ISA-S) avançou 1,9 ponto, para 89,4 pontos, enquanto que o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,6 pontos, para 97,6 pontos.
O avanço do ISA-S foi contribuído tanto pelo indicador que mede volume de demanda atual, que aumentou 0,4 ponto, para 89,3 pontos, quanto do indicador de situação atual dos negócios, que avançou 3,2 pontos, passando a 89,5 pontos. Por sua vez, o IE-S foi influenciado exclusivamente pelo indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses, que subiu 5,6 pontos, para 98,8 pontos. O indicador de demanda prevista nos próximos três meses recuou 0,5 ponto, para 96,4 pontos.
Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de Serviços caiu 0,2 ponto percentual, e ficou em 82,4%.
Demanda Insuficiente
O segundo semestre do ano inicia com o resultado positivo do ICS, revertendo a tendência de baixa para alta na métrica em médias móveis trimestrais. No entanto, a reversão foi mais influenciada pela melhora mais intensa das expectativas. Ainda existem entraves para uma recuperação mais robusta.
Os fatores limitativos à melhora dos negócios das empresas ainda continuam em patamares elevados. Um desses fatores é a demanda insuficiente, que voltou a subir em julho e está em 34,4%, maior percentual desde agosto de 2018 (35,0%). A avaliação dos empresários sobre demanda insuficiente que vinha diminuindo desde outubro de 2018, reverteu em maio e voltou a subir. Desta forma, é preciso aguardar se a percepção sobre a situação corrente continuará evoluindo favoravelmente nos próximos meses.
O estudo completo está disponível no site.

Riot Games na CCXP19

https://lh3.googleusercontent.com/jkjSh6aWudzySU7Jd8RYYih4LeSo9_iNHMRTmhTUNkqdokf4OYn9nlHQH9299ksC2md8pbqS1PPtEaEwMQWD0m-F34pAKgJiuWOq2crllV_zeEMisAkxsTyoqKXW1zWViLZjYnM
Riot Games anuncia participação na CCXP19 
Para comemorar os 10 anos de League of Legends, desenvolvedora promete experiências inéditas para os fãs e muitas novidades que consolidam sua posição no mercado de entretenimento
A Riot Games, produtora e distribuidora de League of Legends, um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo, tem o prazer em anunciar a sua primeira participação na CCXP19. 
Depois de sete anos, a Riot Games volta a marcar presença em eventos e escolheu justamente o maior festival de cultura pop do planeta para comemorar os 10 anos de League of Legends com seus fãs e entrar com tudo no mercado de entretenimento, com investimentos em quadrinhos, música, vídeos e muito mais! 

Com um estande de 400m², a desenvolvedora promete levar uma experiência inédita no Brasil para a comunidade do jogo e também garante invadir a CCXP com todo o universo de League of Legends. "Estamos felizes e empolgados para celebrar os 10 anos de League com a comunidade brasileira em um evento épico como a CCXP", diz Priscila Queiroz, gerente sênior de Produto e Publishing da Riot Games no Brasil. 

Uma das primeiras iniciativas da Riot no mundo do entretenimento foi a criação da banda virtual de heavy metal de League: o Pentakill. O grupo, formado por alguns de seus Campeões, já está no seu segundo álbum e possui mais de 244 mil ouvintes mensais só no Spotify. Outra banda é o K/DA, intérprete do single POP/STARS. A música se tornou viral e registrou um dos recordes de audiência mais rápidos com seu videoclipe no YouTube, com 13 milhões de visualizações em menos de 48 horas, além de liderar a parada World Digital Songs da Billboard, fazendo do K/DA o quarto grupo de garotas do K-pop no topo do ranking e o quinto feminino no geral.
A magia de Runeterra também entrou no mundo das HQs. Em parceira com a Marvel, a Riot contou a história de duas das Campeãs mais queridas dos jogadores, Ashe e Lux. A pré-venda da versão do graphic novel em papel da Ashe se esgotou em poucos dias.  
Atuação no Brasil
O LoL nasceu em 2009 e, nos últimos anos, alcançou a marca de mais de 100 milhões de jogadores ativos no mundo. Chegou no Brasil em 2012 e hoje o país está entre as seis maiores comunidades globais de League of Legends. No mesmo ano, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, que ajudou a fomentar e consolidar o cenário competitivo de Esports no país. Hoje, alcança a audiência de 2,3 milhões de espectadores nas transmissões no YouTube, Twitch e no canal SporTV, e as finais presenciais da competição já passaram pelo Maracanãzinho, Allianz Parque, Ginásio do Ibirapuera e Mineirinho, com um público médio de 10 mil pessoas. 
O engajamento da comunidade brasileira é tão grande que, em 2018, a final do CBLoL (em Porto Alegre) foi marcada pela apresentação do rapper Emicida, que compôs a música “É só um joguinho”, em homenagem aos fãs e personalidades do jogo. 
Aguarde, em breve, mais informações sobre as atrações da Riot Games na CCXP19!

Sobre Riot Games
A Riot Games foi fundada em 2006 por Brandon Beck e Marc Merrill com a intenção de mudar a forma com que vídeo games são feitos e apoiados por jogadores. Em 2009, a Riot lançou seu título de estreia, League of Legends, para imediata consagração mundial. Desde então, o jogo se tornou o game de PC mais jogado do mundo e um dos principais fomentadores do crescimento explosivo dos esports. Os jogadores são a base da nossa comunidade e é para eles que continuamos a evoluir e melhorar a experiência do League of Legends. A Riot Games é sediada em Los Angeles, Califórnia, e tem 23 escritórios em todo o mundo.

III Colóquio da Comissão de Direito Constitucional. Liberdade de informação e de Imprensa

OSB apresenta “Rock Sinfônica – A história do rock internacional” dia 7 de agosto, no Teatro Riachuelo

Sucessos de Elvis Presley, The Doors, Deep Purple, Queen, The Who, entre outros, estão no programa


Um passeio pela história do rock, desde a origem do gênero, nos anos 50, até os hits de bandas mais recentes. Assim será o programa do “Rock Sinfônica – A História do Rock Internacional”, que a Orquestra Sinfônica Brasileira levará ao palco do Teatro Riachuelo dia 7 de agosto, às 20h. Regida pelo maestro Eduardo Pereira, a orquestra dividirá o palco com músicos da banda Queen Experience e com o poeta Mano Melo, que fará a narração do espetáculo. A OSB conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora.

Idealizado por Kid Vinil, “Rock Sinfônica” foi apresentado pela primeira vez em 2011, em São Paulo, com a proposta de promover uma fusão entre o rock e a música sinfônica. Agora, em sua primeira montagem com uma orquestra, a OSB se junta à banda Queen Experience, sob a regência do maestro paulistano Eduardo Pereira, para contar a evolução do gênero através das décadas.

Para a apresentação do dia 7 de agosto, os arranjos de Alexandre Daloia foram todos refeitos pelo próprio músico. “Vamos levar para o palco uma releitura do espetáculo original” – explica o maestro Eduardo Pereira, que fará sua estreia à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Narrado originalmente pelo próprio Kid Vinil, dessa vez “Rock Sinfônica – A História do Rock Internacional” contará com o poeta cearense Mano Melo na função. “Nossa ideia, ao convidar alguém do universo da literatura e não do rock, é promover uma fusão de linguagens artísticas” – completa.

Um medley intitulado “Origens do Rock”, com músicas que foram sucesso nas intepretações de Elvis Presley e Bill Haley, abre a noite, seguido por uma sequência dedicada aos Beatles. The Doors, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Rolling Stones e Led Zeppelin embalam o público durante o medley “Anos 60”. A evolução do rock segue sendo contada através de músicas das bandas The Who, Black Sabbath, Deep Purple, Pink Floyd e Ramones. “We Will Rock You”, do Queen, fecha o programa.


SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 78 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Nas últimas sete décadas, a OSB revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, e esteve à frente, maestros e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Também faz parte de sua história a colaboração de alguns dos maiores artistas do cenário internacional como Leonard Bernstein, Arthur Rubinstein, Mstislav Rostropovich, Igor Stravinsky, Claudio Arrau, Zubin Mehta, Lorin Maazel e Kurt Masur, entre muitos outros.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como mantenedora e a Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e 
Eletrobras como copatrocinadora, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


SOBRE O MAESTRO EDUARDO PEREIRA:

Nascido em São Paulo, Eduardo vem se destacando na nova geração de regentes. Mestre em Regência pelo Instituto de Artes da UNICAMP, já esteve à frente de importantes formações, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Banda Sinfônica do Exército. Dentre as premiações recebidas, destaca-se o Concurso de Regência Eleazar de Carvalho, em 2008. Com grande atuação no mercado do entretenimento, Eduardo foi diretor musical dos especiais de Natal da emissora de TV Rede Vida nos anos de 2015 a 2016, também dirigiu os espetáculos A Bela e a Fera, O Rei Leão, A Bela Adormecida, Bravo Pavarotti, Rod Hanna in Concert, Ópera na Escola, Queen Experience in Concert, Abba Experience in Concert, Marconi Araújo “30 anos” e o espetáculo "Musical Sinfônico", o qual teve entre os solistas a atriz Claudia Raia e o ator Jarbas Homem de Mello. Atuou como maestro nas turnês brasileira do grupo vocal Il Divo e do cantor inglês Louis Hoover em 2016 e 2017, como arranjador e diretor musical da turnê brasileira do tenor italiano Emanuele Servidio e arranjador e assistente de direção musical do grande espetáculo da Broadway "Chaplin, o musical", em 2018. Eduardo atuou como diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro entre os anos de 2015 a 2019.


SOBRE A BANDA QUEEN EXPERIENCE:

Formada pelo vocalista André Abreu, Danilo Toledo (guitarra), Fábio del Popolo (baixo) e Guga Teixeira (bateria), a banda Queen Experience é integrante do projeto Queen Experience in Concert, considerado um dos maiores tributos à banda Queen nas Américas.

Idealizado em 2018 pela BRZ Produções, espetáculo que soma a marca impressionante de mais de 200 apresentações em um ano, tendo passado por todas as capitais do Brasil, além de países como Chile e Argentina. O espetáculo une o Rock'n Roll com a música Sinfônica, trazendo para um mesmo palco a formação original e uma orquestra sinfônica, todos conduzidos minuciosamente por um maestro, proporcionando ao público uma experiência única de imersão musical através de uma releitura da obra de Freedie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, com arranjos exclusivos e inéditos.


SOBRE MANO MELO:

Mano Melo é poeta, ator, roteirista, com diversos espetáculos realizados e vários livros publicados. É ator formado pelo Conservatório Nacional de Teatro e estudou filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Como ator, participou de vários filmes, dentre eles, André Cara e Coragem, The Bread (Holanda), O Cangaceiro Trapalhão, Os Trapalhões e o Mágico de Orós, Os Trapalhões na Serra Pelada, e O Homem da Capa Preta. É autor de sete livros de poesias publicados. É autor de vários roteiros institucionais para projetos de educação da Fundação Roberto Marinho e eventos temáticos para o Canal Futura. Em 2003, atuou nas “Noites de Humor”, com Chico Anísio, no Rio Design Center (Leblon e Barra) interpretando suas poesias.

No Teatro atuou em “Guerreiras do Amor”, de Domingos Oliveira; em “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare; e em “O Lavrador de Palavras”, espetáculo autoral itinerante que estreou na Casa da Gávea, em 2000. Viajou por 10 anos pela América Latina, Europa, Ásia, África e depois retornou ao Brasil para interpretar seus poemas em teatros, televisão, rádios, bares, centros culturais, ciclos de poesia e congressos brasileiros, além de universidades, escolas, praças e praias em todo país. Recentemente, além de seu trabalho individual, fez parte do projeto de poesia VER O VERSO, junto com Pedro Bial, Alexandra Maia e Claufe Rodrigues. Abriu os festejos do centenário de Carlos Drummond de Andrade em Itabira, MG, encerrando com histórico recital em outubro de 2002 no Teatro Municipal - RJ, com a orquestra Sinfônica do Teatro.



PROGRAMA:
Ø  Medley “Origens do Rock”
Elvis Presley – Jailhouse Rock (Composição: Jerry Leiber e Mike Stoller)
Bill Halley – Rock Around the Clock (Composição: Bill Haley)
Ø  Medley “Fab Four”
The Beatles – Twist and Shout (Composição: Phil Medley e Bert Russel)
The Beatles – Help | Here There and Everywhere | Yellow Submarine | Eleanor Rigby | Let it Be (Composições: Paul McCartney e John Lennon)
Ø  Medley “Anos 60”
The Doors – Light my Fire (Composição: Robby Krieger)
Jimi Hendrix – Purple Haze (Composição: Jimi Hendrix)
Bob Dylan – Blowing in the Wind (Composição: Bob Dylan)
Rolling Stones – Satisfaction (Composição: Mick Jagger e Keith Richards)
Led Zeppelin – Kashmir (Composição: Kimmy Page, Robert Plant e John Bonham)
Ø  Medley “The Who”
The Who – Who are You? | See me, Feel me | Pinball Wizarrd (Composições: Pete Towshend)
Ø  Change
Black Sabbath (Composição: Bill Ward, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Tony Iommi)
Ø  Smoke on the Water
Deep Purple (Composição: Ian Gillan, Ian Paice, Jon Lord, Ritchie Blackmore e Roger Glover)
Ø  Confortably Numb
Pink Floyd (Composição: David Gilmour e Roger Waters)
Ø  Do You Remember Rock’n Roll Radio?
Ramones (Composição: Ramones)
Ø  We Will Rock You
Queen (Composição: Brian May)



SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira (Série Teatro Riachuelo)
Banda Queen Experience
Eduardo Pereira, regência
Mano Melo, narração

Dia 7 de agosto de 2019 (quarta-feira), às 20h
Local: Teatro Riachuelo
Endereço: Rua do Passeio, 38/40 - Centro – Rio de Janeiro
Ingressos:
Plateia VIP: R$ 120,00 (R$ 60,00 meia)
Plateia e Balcão Nobre: R$ 90,00 (R$ 45,00 meia)
Balcão Superior: R$ 50,00 (R$ 25,00 meia)
(à venda na bilheteria do Teatro Riachuelo e no site Ingresso Rápido)
Lotação: 999 lugares

terça-feira, 30 de julho de 2019

FGV e Itaú Social fazem parceria para proporcionar informações sobre gestão escolar

A parceria do FGV IDE - Educação Executiva com o Itaú Social já gerou dois cursos online e gratuitos: Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar e Liderança e Gestão Participativa na Escola. Ambos têm a intenção de contribuir com a educação de qualidade e a promoção da aprendizagem. Visando dar continuidade a essas ações formativas,  no dia 1º de agosto, às 16h, haverá uma transmissão ao vivo do “Webinar Gestão Escolar: do planejamento à prática cotidiana”.
O objetivo do webinar é debater temas,como: os fatores associados ao sucesso escolaras diferentes dimensões da gestão escolaro desenvolvimento de boas práticas de gestão, o desenvolvimento de territórios educativos e a gestão de projetos políticos pedagógicos.
O seminário online terá dois palestrantes: Jaana Nogueira e José Marcos Couto Júnior. Jaana é doutora em Educação pela Universidade da Califórnia (UCLA) e coordenadora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE). A palestrante também foi chefe de gabinete e presidente substituta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e coordenadora de planejamento e políticas educacionais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).
José Marcos Couto Júnior é mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, em 2018, foi eleito o Educador do Ano pela Fundação Victor Civita através do Prêmio Educador Nota 10, com o Projeto “As Caravanas, Limites da Visibilidade”, onde abordava práticas do ensino de História, “invisibilidade social” e escolas de tempo integral.
A mediação do encontro ficará a cargo de Cláudia Petri, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Ela atua na área de Formação do Itaú Social.
Para se inscrever na palestra, acesse o site.

Convite Diálogos com o Sisema

cid:743595097637

Lançamento Literatura - O melhor momento da vida

Um romance multidimensional narrado por vivos e extravivos, no interior do Brasil colonial e em meio ao caos urbano do Rio de Janeiro, uma mulher e um homem no olho do furacão da transição planetária e da compreensão de suas vidas, com uma tarefa incomum, a de irradiar o amor em meio ao ódio frontal familiar / social / espiritual. Em dois tempos distintos, vidas se reencontram e reescrevem sua trajetória. Afirmou-se com a arte a incumbência de conscientizar os leitores sobre a importância de conquistar um alto grau de liberdade e a consequente responsabilidade com o despertar coletivo das consciências humanas.
Um projeto/sonho que, por 5 anos, foi lutado, chorado, sofrido, mas também rendeu muitos momentos felizes. Meu coração vibra com tanta Gratidão a Deus, a minha família maravilhosa e aos queridos amigos “, conta a autora Mônica Ramalho Silveira.
É o primeiro romance de Mônica e teve uma enorme prazer em dividir a autoria com Andros Pamean.
Um romance que vai além de uma história de amor. Traz o entendimento sobre vários assuntos multidimensionais e a compreensão das nossas próprias relações.
Ele nada disse preferiu mover seus lábios em direção ao dela num beijo que levou 157 anos para acontecer” (Trecho – O melhor momento da vida – pág 184)
Foram necessários 157 anos para que Frederico e Helena se reencontrarem como Madgal e Uranos, assim bem de repente e com a mesma sintonia do amar.
Sobre os autores
Mônica Ramalho Silveira - Filha de dois cearenses que se conheceram no Rio, desde criança uma ávida leitora, fascinada por sebos e bibliotecas. Atuou profissionalmente em teatro e produção cultural. Hoje é apômetra e serve ao povo brasileiro através do seu trabalho no CBPF.
Andros Pamean - Poeta niilista. Músico metal gitano. Escreveu peças sobre Kafka e poetas russos. Atualmente é ativador de “sementes estelares” em um núcleo de apometria cósmica dirigido por Metatron.

"Alberto da Costa e Silva: Filho da África"



Congresso Internacional ABIT 2019

Seminário de Logística Aeroportuária

No dia 20 de agosto, realizaremos o Seminário de Logística Aeroportuária. O objetivo é fomentar o debate sobre os temas que envolvem a logística de aeroportos no Brasil, com foco nas implicações dos últimos leilões para o mercado, investimentos e os impactos na economia. Esta edição contará com a presença de especialistas dentro do setor no âmbito federal, do marco regulatório, e empresas relevantes no setor com o intuito de discutir e trazer a público as principais questões relativas ao tema.

Data: 20 de agosto de 2019
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Kincaid - Mendes Vianna Advogados (Av. Rio Branco, 01 - 14º andar - Centro, Rio de Janeiro, Brasil)
Inscreva-se

Setor Eólico em pauta no RN

Fórum Nacional Eólico
11º Fórum Nacional Eólico - Carta dos Ventos
14 a 16 de agosto, Escola de Governo do Rio Grande do Norte. Natal - RN

Veja os palestrantes confirmados

Olá, Paulo,
 
Publicamos a agenda completa e os palestrantes já confirmados para a 11ª edição do Fórum Nacional Eólico. O evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto na Escola de Governo do RN.
 
Veja a agenda completa e faça sua inscrição para o XI Fórum Nacional Eólico - Carta dos Ventos.
Faça sua inscrição gratuita

Veja os palestrantes já confirmados para a 11ª edição:

FNE 2019
Quer saber mais sobre o 11º Fórum Nacional Eólico? Entre em contato para conhecer oportunidades de patrocínio e exposição: