Coppélia' retorna aos palcos do Theatro Municipal após cinco anos
Ballet terá Dalal Achcar na direção artística do espetáculo, com a consagrada coreografia de Enrique Martinez
O espetáculo 'Coppélia' retorna aos palcos da casa dia 28 de setembro. A obra, com música composta por Léo Delibes, terá sua ‘rentrée’ em grande estilo. Um dos poucos ballets na linha cômico-sentimental, 'Coppélia', que estreou em 1870, na Ópera de Paris, continua cativando o público com sua história baseada no conto “Der Sandmann” - O Homem de Areia - de E.T.A. Hoffman.
Em três belos atos, conta a atração súbita de Franz, noivo de Swanilda, uma bela jovem de uma aldeia da Cracóvia, por outra moça que é vista frequentemente na varanda da casa do Dr. Coppelius, um extravagante artesão de brinquedos, com fama de bruxo.
Uma curiosidade sobre 'Coppélia' é que foi o primeiro grande balé clássico a incluir danças folclóricas, como mazurcas, polcas e czardas, dando mais realismo à obra, ambientada na Polônia. Sua atmosfera fantástica introduziu no mundo do ballet os autômatos e bonecas, que depois se tornaram personagens comuns em outras obras, como o fantoche que dá título ao famoso ballet Petrushka, de 1911.
Com mise-en-scène de Dalal Achcar, a montagem terá coreografia do cubano Enrique Martinez, criada em 1968 para o American Ballet Theater e encenada pelas maiores companhias do mundo desde então. O Ballet do Theatro Municipal, dirigido por Cecília Kerche, se apresentará com a Orquestra Sinfônica do TM, regida pelo maestro Tobias Volkmann.
Swanilda: Claudia Mota e Renata Tubarão
Franz: Cícero Gomes, Filipe Moreira e Alef Albert
Cenários e figurinos: José Varona
Serviço:
Datas e horários:
Estreia dia 28/09 às 17h00
Récitas:
29/09, 05/10 e 06/10 - 17h00
01/10, 02/10 e 04/10 às 19h00