FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de setembro de 2019

Cineasta discute processo etnográfico de produção sobre moda nas favelas

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) recebe, no dia 30 de setembro, às 10h30, o antropólogo e cineasta Emílio Domingos para apresentar os resultados da etnografia do processo fílmico do documentário que dirigiu: “Favela É Moda”. Esta é a última produção de uma trilogia do diretor sobre o corpo nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. O evento será realizado na sala 418 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro).
Durante a palestra, Emílio vai apresentar sua pesquisa desenvolvida junto ao programa de mestrado de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (PPCULT/UFF), que discute o uso da câmera como mediadora no trabalho de campo. O cineasta investigou uma agência de modelos surgida há 17 anos formada por jovens de territórios periféricos que tem como slogan “moda resistência”. A iniciativa busca enfrentar o padrão estético estabelecido no mercado da moda no Brasil, questionando a quase onipresença de modelos brancas, altas e magras nas revistas e campanhas de moda.
Emílio Domingos é cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Atualmente cursa mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades pela UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas. Como diretor realizou os longas: Deixa na Régua, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016), A Batalha do Passinho; vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2016), L.A.P.A.; Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008), entre outros.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.