Hoje no Brasil, a energia eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce, desde 2009 quando o governo brasileiro tomou uma série de medidas de incentivos para introduzir a energia eólica na matriz elétrica brasileira.
Como resultado do PROINFA, dos leilões realizados e do mercado livre, o Brasil possui 108 parques eólicos que totalizam 2,5 GW de capacidade instalada, e as perspectivas para o final de 2017 indicam 8,7 GW de eólica em operação na matriz elétrica brasileira, com mais de 115 usinas em operação.
Atualmente a energia eólica no Brasil se encontra em uma fase mais madura com a implementação dos projetos, e construção e operação efetiva dos parques. Neste sentido, faz-se cada vez mais necessário discutir interativamente os principais desafios e melhores práticas na gestão operacional das usinas de geração eólica para garantir a eficiência energética dos projetos, o fornecimento e garantia da energia contratada, e a contínua gestão e execução na excelência operacional.
Com a promoção e apoio oficial de Furnas e organização da Blue Ocean Business Events, este Fórum foi organizado para debater de forma aprofundada a Gestão e Operação e Manutenção estratégica dos parques eólicos brasileiros, alinhadas com metodologias e ações preventivas de Excelência Operacional para garantir a operação contínua dos projetos energéticos de investidores.