O mundo está envelhecendo rapidamente e o Brasil não foge à regra. Segundo projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os idosos no Brasil deverão representar, em 2060, 26,7% da população. Serão 58,4 milhões de idosos para uma população de 218 milhões de pessoas, e, para além das questões de divisão de recursos, o aumento da expectativa de vida do brasileiro suscita reflexões importantes sobre o envelhecimento.
Para debater “Como estamos envelhecendo”, o Café Controverso do dia 26 de outubro recebe o professor do Departamento de Demografia UFMG/ Cedeplar, Cássio Turra, e a professora do departamento de bioquímica e imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Ana Caetano.
No bate-papo, duas perspectivas sobre o envelhecimento serão abordadas. Ana Caetano vai discutir o que é o “envelhecer biológico”, problematizando o papel da ciência na definição dos parâmetros que definem quando uma pessoa se torna velha, quando esse processo começa, e como essa perspectiva científica mudou nas últimas décadas. Já Cássio Turra vai abordar as implicações demográficas do envelhecimento desproporcional no país, os declínios recentes da mortalidade e as causas do crescimento da expectativa de vida. Além disso, o professor vai tratar um pouco das perspectivas demográficas e sociais para os próximos anos.