FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Especialistas discutem Política de Drogas e o Papel do Congresso e Supremo em evento gratuito em SP


No próximo dia 28 de agosto, alguns dos mais importantes pensadores da atualidade nas áreas da cultura, justiça, jornalismo e política vão discutir os papéis do congresso e do supremo e políticas sobre as drogas no Brasil, durante a primeira edição do “Fórum da Cultura e Cidadania”. Aberto e gratuito ao público, o evento acontecerá no Auditório da Faculdade Impacta Tecnologia, em São Paulo, com transmissão simultânea para todo o País pelo portal www.forumdacultura.com.br.
Saiba mais sobre os especialistas:                                        
   Walter Maierovitch é paulista, possui 60 anos e é comentarista da CBN, colunista da revista Carta Capital e colaborador da revista italiana Narco-Mafie.
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, é também professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, além de professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA).
É conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas-Instituto Pimenta Bueno da Universidade de São Paulo (USP), ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, titular da cadeira 28 da Academia Paulista de História.

Marco Antonio Villa é Bacharel e Licenciado em História (USP), Mestre em Sociologia (USP) e Doutor em História (USP).Professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar trabalha como comentarista no Jornal da Cultura e é articulista de O Globo
Autor de diversos livros entre os quais: Jango, um perfil (Globo), Vida e morte no sertão, História das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX (Ática), Breve História do Estado de São Paulo (Imprensa Oficial), Mensalão. O julgamento do maior caso de corrupção da história política brasileira (LeYa), A história das constituições brasileiras. 200 anos de luta contra o arbítrio (LeYa),Década perdida. Dez anos de PT no poder (Record) e Ditadura à brasileira. A democracia golpeada à direita e à esquerda (LeYa).

Adalberto Piotto é jornalista e diretor de cinema, autor e produtor do documentário independente "Orgulho de Ser Brasileiro" (Brasil 2013).
Formado em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, é também especializado em Economia pela USP – Universidade de São Paulo. Atualmente, é âncora do Jornal da Manhã na Rádio Jovem Pan em São Paulo e se dedica a divulgar seu filme e a promover discussões reais sobre o Brasil e os brasileiros no Brasil e no exterior



Carlos Alberto Salgado possui Graduação como Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Graduação em Medicina pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Residência em Psiquiatria pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre - RS (2007). Título de Especialista em Psiquiatria pela ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria (2008). Especialização em Dependência Química pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (2008). Mestrado em Psiquiatria pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), É Pesquisador Associado do ProDAH - Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Adulto do HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ex-Presidente e atual Coordenador do Conselho Consultivo da ABEAD - Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas no biênio 2010-2011. Presidente da APRS - Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul no biênio 2014-2015 Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM - Conselho Federal de Medicina.
Celso Luiz Limongi integrou a Magistratura Paulista, aposentando-se como Desembargador em 2011, após 42 anos de pleno exercício. Ex-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no biênio 2006/2007. Desembargador Convocado no Superior Tribunal de Justiça, de fev/2009 a mai/2011, integrando a Colenda 6ª Turma daquele Tribunal. Ex-Presidente da APAMAGIS – Associação Paulista dos Magistrados, no biênio 2004/2005. Ex-Professor da Escola Paulista da Magistratura. Atual Diretor Adjunto da Escola Nacional da Magistratura. Membro do IBCCrim – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Juízes para a Democracia. Professor de Direito Processual Civil e Direitos Humanos na UNIMESP – Universidade Metropolitana de São Paulo. Advogado em São Paulo.


Denis Russo Burgierman é jornalista, tem 41 anos e atualmente é diretor de redação da Superinteressante, a revista mensal mais lida do Brasil. Entre outros livros, escreveu "O Fim da Guerra", sobre o futuro das políticas de drogas. Dá aulas de sistemas complexos e de storytelling na Eise (Escola de Inovação em Serviços). Membro da comunidade TED, foi curador-chefe do TEDxAmazônia. É autor do blog Mundo Novo, sobre a mudança de lógica que está ocorrendo no mundo complexo em que vivemos.


Henrique Soares Carneiro nasceu em 1960, em São Paulo, onde reside. É historiador, bacharel, mestre e doutor em História Social pela USP. Realizou estágios acadêmicos na França e na Rússia. Foi durante cinco anos (1998-2003) professor na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Atualmente é professor na cadeira de História Moderna no Departamento de História da USP (Universidade de São Paulo). Publicou seis livros e diversos artigos para jornais e revistas acadêmicas. Sua linha de pesquisa atual aborda a história da alimentação, das drogas e das bebidas alcoólicas.

Ricardo Young é empresário, nascido em São Paulo, Capital, foi presidente do Instituto Ethos e da ABF – Associação Brasileira de Franchising.Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiorescases de franquias do mundo. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas.É pós-graduado em administração de empresas, integrou o PNBE – Pensamento Nacional de Bases Empresariais, tendo contribuído para o projeto de adoção de escolas públicas por parte de empresas e a criação do instituto PNBE que desenvolveu o projeto “Minha rua minha casa” para moradores de rua. À frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Iniciative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social.
Ricardo Young foi também o iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção e pioneiro na luta pela sustentabilidade como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável.
Em 2010, foi candidato a Senador por São Paulo na chapa de Marina Silva e obteve mais de 4 milhões de votos, tornando-se uma das mais importantes lideranças empresariais e políticas na defesa da sustentabilidade, da ética  da justiça social. Em 2012, foi eleito vereador da cidade de São Paulo, pelo PPS, com 42.098 votos.
AGENDA
19h30
Painel: Diferentes óticas sobre Política de Drogas no Brasil
- Dr. Carlos Salgado, psicanalista;
- Dr. Walter Maierovitch, desembargador;
- Denis Russo Burgierman, representante da Rede Pense Livre;
- Henrique Carneiro, professor;
Mediador: Adalberto Pioto, jornalista.
 20h50
Painel: As histórias que a História do Brasil nos ensinou e não aprendemos
 - Ricardo Young, empresário e vereador;
  - Marco Antonio Villa, historiador e escritor.
 21h20
Debate: O papel do Congresso e o Papel do Supremo no modelo democrático Brasileiro
 - Dr. Celso Limongi Desembargador e Ex-Ministro do STJ.
Mediador: Adalberto Piotto, jornalista.
 [Serviço]
Site: www.forumdacultura.com.br assista ao vivo e gratuitamente
Data: 28 de agosto de 2014
Horário: das 19h30 às 22h30
Local: Auditório da Faculdade Impacta Tecnologia
Endereço: Av. Rudge, 315, Barra Funda, São Paulo