FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 3 de agosto de 2014

Parte do projeto "Brasil de Tuhu", Quarteto Radamés Gnatalli realiza concertos interativos no Rio


Apresentações acontecem durante o mês de agosto em lonas e arenas cariocas

Com o objetivo de ampliar o acesso à música no Brasil, a Baluarte Cultura e o Quarteto Radamés Gnattali se uniram para a criação do programa "Brasil de Tuhu - Educação Musical", que chega à sua 6ª edição em 2014. Uma das frentes do projeto, fundamentalmente destinado ao desenvolvimento musical, é a realização de concertos interativos, com o quarteto de cordas. Este ano as apresentações acontecem nas arenas e lonas culturais da cidade do Rio de Janeiro. A primeira delas será no dia 8/8, às 15h, na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, e se estendem até 28/8, com 14 ao todo.

Além de assistir aos concertos, o público também tem a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo os instrumentos e interagindo com brincadeiras musicais. No programa, canções do "Guia Prático", de Heitor Villa-Lobos, que reúne cantigas folclóricas com novos arranjos do maestro e compositor brasileiro. Originalmente escrita para piano e coral, o "Guia Prático" recebe, neste projeto, uma versão contemporânea bastante arrojada e com arranjos desenvolvidos para a formação de quarteto de cordas (violinos, viola e violoncelo). Com uma composição instrumental mais próxima à orquestral, o Guia ganha uma sonoridade diversa, já que essa formação reduzida representa todos os naipes de corda de uma orquestra e, consequentemente, sua complexidade sonora.

Este ano, o ‘Brasil de Tuhu - Educação Musical’ conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura (via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e I Programa de Fomento à Cultura Carioca) e da Universidade Estácio, desde 2011.


SOBRE A BALUARTE:

Há seis anos à frente do programa Brasil de Tuhu, a Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras, especialmente iniciativas que buscam a convergência entre a cultura e educação. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos nove anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior. 


PROGRAMA:
1 - Introdução
Na primeira parte do concerto, os músicos apresentam a vida do compositor. Durante esta narrativa, entre as falas que conduzem o concerto, são apresentadas as seguintes composições:
- Quarteto nº 5 - 1 e 4 movimentos
- Arranjo do Trenzinho Caipira
- Bachiana nº 5 - Ária

2 - Canto
Na segunda parte do concerto, o canto é mostrado como uma das vertentes de formação da música brasileira. Nesta etapa, as crianças são convidadas a interagir com o quarteto cantando algumas músicas. Durante a narrativa são executadas as seguintes músicas:
- Acordei de Madrugada
- Uma, Duas Angolinhas
- A Cantiga de Ninar
- O Castelo
- Nigue Ninhas
- Vai Abóbora
- Vila Formosa

3 - Dança
Na terceira parte do concerto, são utilizadas peças de dança a fim de representar as influências europeias sobre nossa cultura e a intensa busca de Villa-Lobos por absorver em suas obras elementos da cultura brasileira. Neste momento um casal é convidado para interagir dançando. As peças aqui executadas são as seguintes:
- Danúbio Azul - Início da peça- Condessa
- A freira
- O bastão ou Mia gato
- O Pião
- Vamos atrás da serra o calunga
- Canário
- O Guarany - 6 compassos

4 - Ritmo
A quarta parte do concerto se concentra nos ritmos de formação da música brasileira - a maioria de origem africana. São apresentadas as seguintes músicas:
- Anquinhas
- Na Bahia tem
- Formiguinhas
- Olha o bicho
- Que lindos olhos
- Caranguejo
- Rosa Amarela

O concerto é finalizado com uma retomada ao ideal de Heitor Villa-Lobos em buscar na cultura popular brasileira elementos para suas composições eruditas, rompendo completamente com suposta divisão que há entre as músicas popular e erudita. Para finalizar, o quarteto executa, mais uma vez, o "Trenzinho Caipira", uma das peças de Villa-Lobos mais conhecidas.

CRONOGRAMA DOS CONCERTOS:

08/08, às 15h - Arena Carioca Fernando Torres - Madureira
13/08, às 10h e às 14h - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra - Pavuna
15/08, às 15h - Arena Carioca Dicró - Penha
20/08, às 9h - Lona Cultural Municipal Gilberto Gil - Realengo
20/08, às 14h - Arena Carioca Chacrinha - Guaratiba
21/08, às 10h - Lona Cultural Municipal Terra - Guadalupe
21/08, às 15h - Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim - Pechincha
22/08, às 10h - Lona Cultural Municipal Renato Russo - Ilha do Governador
22/08, às 14h - Lona Cultural Municipal Herbert Vianna - Maré
27/08, às 10h e às 14h - Lona Cultural Municipal Elza Osborne - Campo Grande
28/08, às 10h e às 14h - Lona Cultural Municipal João Bosco - Vista Alegre

SERVIÇO:

Concerto interativo com o Quarteto Radamés Gnatalli
08/08, às 15h - Arena Carioca Fernando Torres - Madureira
Endereço: Rua Bernardino de Andrade, nº 200, Parque Madureira, Madureira, RJ.
Ingressos: R$0,25 (vinte e cinco centavos)