FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de junho de 2015

Avanço do sistema financeiro sobre a saúde é tema de mesa-redonda na ENSP



Acontece, nesta sexta-feira, dia 26 de junho, a última das três mesas-redondas que debateram a ética na medicina, nos dias de hoje. Como ocorreu nos dois primeiros eventos da série, o livroMedicina financeira: ética estilhaçada, de Luíz Vianna Sobrinho, servirá de ponto de partida para o debate, do qual participam Lígia Bahia, doutora em Saúde Pública pela ENSP, e pesquisadora da UFRJ, Rudá Ricci, sociólogo e cientista político, e Ana Maria Costa, atual presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, o Cebes. O título desse terceiro encontro é O Tyrannosaurus Health - o avassalador avanço do sistema financeiro/corporações sobre a saúde - o instrumento médico.
Ao abordar os problemas atuais da prática da medicina, a partir de observações de sua experiência como clínico geral, Luíz Vianna Sobrinho passou a trabalhar com a hipótese do surgimento de uma nova ética médica no final do século passado. Nela, o alívio do sofrimento humano dá lugar ao desempenho financeiro como finalidade da ação dos médicos.
- Hoje, o paciente é uma meta escriturária, mas não real, diz Luíz Vianna.
Os encontros que debateram o tema, na ENSP, se debruçaram sobre variados aspectos desse problema. Na primeira mesa-redonda, A Ética Estilhaçada - ethos, techné e sujeito, os pesquisadores da ENSP Luis David Castiel, Fernando Telles e Marilene Castilho debateram questões como a ética utilitarista que parece dar as cartas na prática médica, a profusão dos exames complementares em detrimento do diagnóstico clássico, com consequentes perdas na relação médico-paciente e as dificuldades no enfrentamento desse modelo em que o dinheiro dita as regras de maneira quase totalizante.
A segunda mesa-redonda, A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, contou com a participação de Maria de Fátima Andreazzi, da UFRJ, e Carlos Ócke-Reis, do IPEA. Discutiu-se, nesse encontro, a importância econômica do setor saúde, a captura das agências reguladoras por agentes do lobby da saúde privada, a perda de prestígio das instituições públicas como centros de referência para a carreira dos grandes médicos, entre outros temas. A última mesa-redonda da série está marcada para às 10h da manhã, no Salão Internacional da ENSP.