A curiosidade e a inquietação diante do novo são características comuns às crianças. A necessidade de buscar explicações e de experimentar o mundo são motivos de stress para muitos pais que não têm tempo suficiente para as demandas dos filhos. Com recorrência, ao ingressarem nas escolas, a vontade de saber é ainda mais abafada por teorias pouco palpáveis, exercícios de memorização, avaliações constantes e pouquíssima experimentação. Mas será que a ânsia das crianças pelo saber não pode ser utilizada como motor de aprendizado e fonte de diversão? Como, e a partir de qual idade, elas estariam prontas para interagir com assuntos que envolvem Ciência?
Para refletir sobre a questão, o Café Controverso do próximo sábado, 13 de junho, recebe a escritora de livros infantis e doutoranda do departamento de Engenharia Nuclear da UFMG, Fabiana Beghini e a professora da Educação Infantil, Ana Carolina Calazans. Com o tema “Ciência para Crianças”, o debate acontece a partir das 11h na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG e tem entrada gratuita. No encontro, as professoras falarão sobre experiências pessoais que apontam caminhos para transformar a relação das crianças com as ciências em experiências prazerosas e transformadoras.
Quando escreveu “Um pedacinho do Céu (Editora Miguilim, 2015)”, Fabiana Beghini não esperava que o livro pudesse ser finalista do prêmio Jabuti. “Foi uma surpresa! Na verdade eu escrevi intuitivamente, para o meu sobrinho. Sempre gostei de ler e percebi que, quando ele tinha uns dois anos, só havia um livro que prendia sua atenção. Como também sempre me interessei por astronomia resolvi escrever para ele sobre o tema. Ele gostou muito mas, só depois de muito tempo, acabei convencida a publicar o livro”, explica a escritora. Com textos curtos, ilustrações chamativas e assuntos que podem ser abordados com facilidade, o livro paradidático ganhou grande repercussão entre crianças e adultos. A publicação faz parte da “Coleção Universo”, que já lançou também “Todas as fases da Lua” e tem outro lançamento previsto para o final do ano. Para Fabiana, o grande diferencial da produção é a forma como os conteúdos são abordados. “O livro tem que ser interessante para a criança e para o adulto que vai ler para ela. Eles também têm que se interessar pela experiência. Além disso, os conteúdos podem ser tratados de maneira simples, mas sem perder o viés científico”, afirma.
Ana Carolina Calazans vai levar ao debate sua experiência de oito anos com o ensino de Ciências, mais notadamente com um projeto de Iniciação Científica para crianças de 3 a 4 anos. “Neste projeto tive uma experiência muito interessante no estudo que desenvolvemos sobre as árvores. O trabalho passa por levantamento de hipóteses, coleta de dados para refutá-las ou comprová-las, produção de experimentos. Acredito que o mais importante disso tudo nem é o fato de que crianças dessa idade adquiram termos científicos, mas que percebam que há espaço para ciências na vida delas”, comenta. Para a professora, o maior desafio do trabalho também está ligado à necessidade de adaptação de linguagens. “Quando o grupo de crianças decide junto aos professores o tema a ser estudado, os professores precisam estudar o tema de maneira mais aprofundada e, a partir daí, mediar a interação com o tema, utilizar uma linguagem adequada à idade dos alunos, mas sem deixar a linguagem cientifica de lado”, pontua.
Café Controverso
A construção do conhecimento raramente passa pelo consenso e se faz, sempre, pelo diálogo. Nos Cafés Controversos, os temas são amplos e diversificados, e não se detêm aos tratados no interior do Espaço do Conhecimento: abordam diferentes setores da cultura, das artes e da ciência. Um espaço de debate e troca de ideias e perspectivas.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
Serviço:
Café Controverso – Ciência para crianças
Data: 13 de junho às 11h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca