FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de junho de 2015

DSSA encerra ciclo de encontros debatendo direito humano à água



Encerrando o ciclo de eventos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP realizará o V DSSA Debate, cujo tema será Direito humano à água e ao esgotamento sanitário. Para tanto, trará como palestrante o relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas e pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz, Léo Heller. A mesa será coordenada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. O encontro faz parte da programação do evento Sustentabilidade: o equilíbrio necessário, que teve como objetivo discutir temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. O DSSA Debate é aberto ao público e acontecerá no salão internacional da Escola, no 4º andar, às 13h30.
 
De acordo com o recente relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU (FAO) - intitulado Rumo a um futuro seguro com água e comida, lançado em abril de 2015, durante o Fórum Mundial da Água -, apesar da expectativa de que as fontes de água no mundo sejam suficientes para abastecer a população global de nove bilhões de pessoas em 2050, o contínuo consumo excessivo e o impacto das alterações climáticas vão diminuir a sua disponibilidade em muitas regiões, em especial as mais carentes do planeta. 
 
Ainda sobre o direito humano à água, segundo a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), o planeta irá enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água em 2030, a menos que a comunidade internacional melhore drasticamente o gerenciamento do abastecimento de água. A demanda por água deve disparar em 55% em 2050, enquanto 20% das águas subterrâneas do planeta já estão superexploradas. Em relação ao esgotamento sanitário, o acesso universal a ele é fundamental para a dignidade humana e também um dos principais mecanismos de proteção da qualidade dos recursos hídricos disponíveis atualmente. 
 
Sobre o palestrante:
 
Léo Heller possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período de 2005 a 2006. Foi professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais e é pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, da Fiocruz. 
 
Na UFMG, dentre outras funções, foi chefe do Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98), Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008). Foi membro do CA em Ciências Ambientais do CNPq (2008-11), seu coordenador (2010-11) e membro do CATC (2010-11). Atualmente é relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas.