FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 24 de junho de 2015

SIEN 2015 - VI Seminário Internacional de Energia Nuclear



VI Seminário Internacional de Energia Nuclear
1ª EXPO NUCLEAR - 1ª Feira de Tecnologia em Engenharia Nuclear
VI SIEN começa
amanhã no Rio
Perspectivas de investimentos em novas usinas no País desperta
interesse de empresas de vários continentes no setor nuclear brasileiro
Com a presença de diversas empresas internacionais, como a ROSATOM, da Russia; SNPTC, da China; a francesa AREVA; a WESTINGHOUSE e OIL State, dos EUA, além das brasileirasELETRONUCLEARINBNUCLEPPP ENGENHARIA, e diversas outras empresas, começa amanhã, no Rio, no Centro de Convenções Bolsa do Rio (Praça XV, 20, no Centro), às 09:00h, o VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2015) e a 1ª EXPO NUCLEAR - 1ª Feira de Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos. O evento prossegue até quinta-feira e prevê também uma visita técnica à fábrica da NUCLEP.
            O Seminário será aberto com a presença do Presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que vem epresentando o Ministro da Ciência Tecnologia; o Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Angelo Fernando Padilha, e do Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletrobras Eletronuclear , Leonam Dos Santos Guimarães, representando o Presidente da empresa. ODiretor Presidente da Amazul, Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos, também confirmou presença no evento. A participação no SIEN é feita mediante inscrição prévia, mas a visitação a EXPO NUCLEAR é aberta ao público profissional do setor.
Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear - cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas.
Nesta sexta edição, além da agenda técnica (em anexo), o SIEN prevê também a realização da 1ªEXPO NUCLEAR, que vai reunir empresas públicas e privadas, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo. Entre os expositores, a INB vaio levar para a EXPO a maquete do elemento combustível usado nas centrais nucleares e a AREVA vai mostrar maquetes de reatores nucleares.
Outra atividade importante será a visita técnica à fábrica de equipamentos pesados da NUCLEP – NUCLEBRAS EQUIPAMENTOS PESADOS S/A, localizada no Município de Itaguaí, no Estado do Rio, na manhã do dia 19, sexta-feira.
No final do primeiro dia, está prevista também a exibição do documentário Pandora’s Promise, de Robert Stone, coproduzido com a rede de televisão norte-americana CNN, que conquistou em 2013 prêmios, aplausos e muita polêmica, durante o Festival de Cinema de Sundance, nos EUA. Pandora’s Promisse foi concebido meticulosamente para demolir os principais mitos criados ao longo de décadas, que sustentam os argumentos antinucleares.
Alternando entrevistas, cenas atuais, imagens de arquivo e, até mesmo, desenhos animados populares, de Walt Disney aos Simpsons, Pandora’s Promise, além de inteligente e esclarecedor, revela um acabamento refinado que proporciona ao espectador uma experiência audiovisual bastante agradável. A exibição do filme durante o SIEN 2015 é uma cortesia da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), parceira do evento, que adquiriu os direitos de exibição do filme no Brasil. A sessão acontecerá no final do primeiro dia de debates (17/06), às 18:00h, no auditório do Centro de Convenções Bolsa do Rio.

  As inscrições para VI SIEN ainda estão abertas e podem ser feitas na hora ou pelo emailinscricao.planeja@gmail.comalém dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no sitewww.planejabrasil.com.br e no Blog http://planejabrasil.wordpress.com/