Na última semana, a FGV participou do evento, realizado em Paris, para assinatura de um acordo entre o governo brasileiro e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com objetivo de aprofundar o relacionamento com a entidade, que reúne as principais economias ricas do mundo.
O “Acordo Marco de Cooperação com a OCDE” estabelece a base jurídica para o relacionamento entre o Brasil e a organização e foi assinado durante o OECD Forum, conferência internacional promovida anualmente pela entidade.
Na ocasião, estavam presentes Joaquim Levy, ministro da Fazenda; Mauro Vieira, ministro das relações Exteriores; e Angel Gurría, secretário-geral da OCDE; além de Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Projetos; Maria Tereza Fleury, diretora da FGV em São Paulo; Antonio Carlos Kfouri Aidar, diretor de controle da FGV Projetos; Cristina Terra, especialista da unidade da FGV Projetos; e Marcelo Neri.
Segundo Levy, o acordo é parte de uma série de ações para a retomada do crescimento econômico e a conquista do mercado internacional, representando também um importante passo para uma futura adesão formal à organização.
Parceria entre a FGV e a OCDE
A FGV tornou-se knowledge partner da OCDE em 2010. Desde então, pesquisas, publicações e eventos têm sido produzidos em parceria entre as duas instituições. Nesse contexto, foram debatidos importantes assuntos relativos a temas como política econômica, produção de alimentos, biocombustíveis, cultura e esporte, além de iniciativas como o Índice para uma Vida Melhor, lançado no Brasil em 2014.