FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Desenvolvimento do etanol no Brasil é abordado na nova edição do boletim da FGV Energia

A nova edição do Boletim de Conjuntura do Setor Energético, produzido pela FGV Energia, traz, em seu editorial, uma visão retrospectiva sobre a aplicação de incentivos do governo para o desenvolvimento do etanol no Brasil, apresentando uma discussão sobre produtos financeiros para o mercado de comercialização do setor elétrico.
O boletim destaca também que os preços do petróleo Brent e WTI se elevaram em abril, apesar do excesso de oferta. Fatores como tensões no Oriente Médio e no norte da África, além da baixa capacidade de produção excedente, impactam nas expectativas dos agentes e na formação de preços da commodity.  Em relação ao consumo de combustíveis no Brasil, as importações de gasolina, QAV e óleo combustível foram reduzidas em março de 2015.
Já a seção dedicada ao acompanhamento do setor de gás apresenta dados referentes ao mês de janeiro, registrando novo recorde da produção nacional que, associada a uma leve redução no consumo, traduziu-se em retração das importações de GNL. Os preços seguem a baixa tendência como nos meses anteriores, tanto no cenário nacional quanto internacional, fortemente influenciados pela queda do preço do petróleo ainda nos últimos meses de 2014.
O documento mostra, ainda, que a geração hidráulica despachada acompanhou a queda da Energia Natural Afluente (ENA), chegando a uma redução de 6,22% entre março e abril deste ano. A geração proveniente das fontes térmica e eólica também sofreu redução frente ao mês anterior, devido à queda da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, foi observado um aumento de 16,07% no total de energia armazenada nos reservatórios, de forma a retratar o principal objetivo do operador nos últimos meses.
Nesta edição do boletim também é abordado o prejuízo hídrico para as geradoras, em decorrência das reduções recentes do fator conhecido como Generation Sacling Factor (GSF). Há também um estudo da evolução da demanda de energia e um panorama sobre os processos tarifários em andamento, englobando tanto os reajustes quanto a recente aprovação da revisão tarifária da Coelce.
Os boletins fazem parte de um conjunto de publicações regulares da FGV Energia e estão disponíveis em seu site.