Evento sobre a indústria do gás natural vai até a próxima quarta-feira, dia 10. Autoridades de países da América Latina e representantes de empresas e entidades do setor têm presença confirmada
Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) apontam crescimento de 15,4% do consumo de gás natural em janeiro de 2015, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O acréscimo se justifica pela ativação do sistema de geração de energia termelétrica devido à crise hídrica. Em clima de incerteza no mercado, o governo federal se prepara para realizar no segundo semestre de 2015 a primeira licitação para transporte de gás natural do país. O alinhamento de estratégias para alavancar e sustentar o gás natural como alternativa viável de energia entre os stakeholders é fundamental.
É neste contexto que se encaixa a razão de ser do Gas Summit Latin America, seminário que acontece de 8 a 10 de junho no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro, e reunirá empresários, autoridades e acadêmicos da cadeia de exploração, produção e distribuição do gás, além de palestrantes de diversos países do continente para analisar estratégias que favoreçam a expansão do mercado de gás.
“Elaboramos uma grade de palestras que serão ministradas por grandes players e autoridades do mercado de gás. Políticas de regulação, infraestrutura, produção, distribuição, consumo e integração energética são os grandes norteadores para que a indústria do gás atinja seu potencial na matriz energética nacional e o Gas Summit é, por característica, um ponto de encontro para essa integração, com oportunidades para novos negócios”, explica a gerente do evento, Melissa Dalla Rosa.
Programação e presenças confirmadas - Entre as palestras que farão parte do seminário, destacam-se temas pertinentes ao setor, como aspectos e metodologias para precificação do gás natural, nova Lei de Hidrocarbonetos da Argentina, reservas bolivianas, Lei do Gás, transporte, redes de distribuição, gás do pré-sal, biogás, GNL e gás não-convencional.
Para tratar desses assuntos, autoridades de empresas privadas e entidades governamentais têm presença confirmada no evento. Symone Christine de Santana Araújo, diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Rosângela Moreira de Araujo, superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade do Produto da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Nilson Alegre, gerente de fábrica da Coca-Cola Andina, além de representantes de empresas como Comgás, Gasmig e autoridades de países da América Latina estarão entre os palestrantes do seminário.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.informagroup.com.br/gas-summit.