O evento de lançamento da segunda fase do projeto Herbário Virtual Reflora, em 25 de junho, reuniu representantes do governo britânico, do CNPq, MCTI, Royal Botanic Gardens - Kew e Jardim Botânico do Rio de Janeiro no Herbário do JBRJ.
Foi uma tripla comemoração para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e parceiros no projeto. No momento em que alcança 1 milhão de imagens digitalizadas e disponibilizadas para o público – conquista pioneira por uma instituição científica no país – por meio do projeto Herbário Virtual-Reflora, é celebrado também um convênio entre o CNPq, o Conselho Britânico e o Royal Botanic Gardens de Kew, Inglaterra para garantir a continuidade do projeto na instituição de pesquisas londrina. Além disso, o Jardim lança o seu Portal de Dados, que dará acesso a milhares de dados das pesquisas científicas realizadas pelo JBRJ.
Pelo convênio, o Newton Fund, iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, está investindo £676.094 libras esterlinas no Reflora – o equivalente a aproximadamente R$ 3.220.000.