FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 10 de junho de 2015

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR 2015


Agenda do SIEN inclui visita
técnica à fábrica da NUCLEP
Um grupo de participantes inscritos no 6º Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN), marcado para os dias 17 e 18 de junho, no Centro Convenções Bolsa do Rio, no Rio de Janeiro, vai poder conhecer a fábrica de equipamentos pesados da NUCLEP – NUCLEBRAS EQUIPAMENTOS PESADOS S/A, localizada no Município de Itaguaí, no Estado do Rio, durante visita técnica programada pela Comissão Organizadora do evento. A atividade acontecerá no terceiro dia (19/06) e será feira por adesão para 25 pessoas, com saída às 07:30h e retorno ao Rio às 15:00h.
A agenda técnica da visita está sendo elaborada pela Diretoria Industrial da NUCLEP, com apoio do setor de Relações Institucionais e Comunicação da empresa, em parceria com a Planeja & Informa e Casa Viva Eventos, organizadoras do VI SIEN. A visita é restrita aos participantes do Seminário, prevendo a seguinte programação:
16/05/2014 – sexta-feira
9h30min         Chegada às instalações da Fábrica da NUCLEP. Recepção com serviço de café.
                10h                  Apresentação sobre as atividades da empresa.
                11h00min       Visita à Fábrica.
12h30min       Almoço no restaurante da fábrica – oferecido pela NUCLEP.
                14h                  Encerramento e despedidas.
            14h30h            Retorno ao Rio de Janeiro.
O transporte será feito através de ônibus especial, com saída da Rua do Catete, nº 153, em frente ao Palácio da República (Palácio do Catete) e estação do Metrô-Catete, com concentração às 7:00hs da manhã,  e saída às 07:30hs. Interessados devem entrar em contato com a organização do evento através do telefone (21) 2262-9401 / 2244-6211 ou pelo email inscricao.planeja@gmail.com para se inteirar das regras para participação e requisitos de segurança. Esse contato deverá ser o mais rápido possível para garantir sua vaga, tendo em vista que o número de participantes é limitado.
A NUCLEP
Criada pelo Decreto 76.805, de 16 de Dezembro de 1975, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP nasceu voltada para a Inovação e Tecnologia. Sua principal missão era construir os equipamentos de reposição das usinas nucleoelétricas de Angra 1 e 2, assim como todos os componentes para as futuras plantas
Por conta da indefinição do Programa Nuclear Brasileiro, em meados da década de 2000, diversificou seu portfólio, sempre tendo como norteador a necessidade estratégica da Nação de ampliação do conteúdo local em grandes projetos. Com isso, respondeu com excelência ao chamado para produzir, pela primeira vez na América Latina, os cascos semissubmersíveis para plataformas (P-51 e P-56), para a Petrobras, mostrando que a indústria nacional era capaz de competir com os estaleiros internacionais.
Também, atendendo a outra necessidade nacional, trouxe para o parque industrial de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a produção dos cascos resistentes de submarinos. A princípio, na década de 80, os submarinos com tecnologia alemã, entregues à Marinha do Brasil. Agora, foi escolhida para produzir os cascos para os quatro submarinos convencionais e um a propulsão nuclear, da classe Scorpéne, com tecnologia francesa. Através da excelência da NUCLEP o Brasil entra no seleto grupo dos construtores de submarinos, junto com Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, Alemanha e França.
Ainda com essa visão inovadora, foi a primeira empresa a levar para a área fabril um centro de treinamento e formação de mão de obra, o Centro de Treinamento Técnico (ITT), referência para o programa “Escola de Fábrica” do governo federal, atual Pronatec. O ITT trabalha não apenas com a formação dos novos profissionais para o mercado, mas também no processo de qualificação permanente de seus trabalhadores, um dos lemas da empresa.
SIEN 2015
Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) acontece nos dias 17 e 18 de junho próximo, no Centro de Convenções BVRJ, no Rio de Janeiro, e tem por objetivo mobilizar todo o setor nuclear - cadeia industrial, empresas operadoras (públicas e privadas), Academia, associações profissionais e empresariais, governo etc. – para debater questões como a Política Nuclear, fontes de recursos, mão de obra especializada, segurança nuclear, novas tecnologias e outros temas pertinentes.
Nesta sexta edição, além da agenda técnica, o SIEN prevê também a realização da 1ª Expo Nuclear, que vai reunir empresas públicas e privadas, associações de classe técnicas e profissionais, órgãos de pesquisa e governo.
O evento ocorrerá dentro da seguinte programação:
·         17/06 e 18/06 - VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (VI SIEN) e EXPO NUCLEAR – Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ)
·         19/06 – Visita Técnica a Fábrica da NUCLEP
Empresas de engenharia, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços podem participar do VI SIEN, apresentando soluções e tecnologias para o setor, através de palestras ou da Expo Nuclear.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no site www.planejabrasil.com.br e no Blog http://planejabrasil.wordpress.com/