FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de março de 2016

6º Workshop PSR-CanalEnergia

WORKSHOP PSR / CANALENERGIA

WORKSHOP PSR-CANALENERGIA: O ENCONTRO ANUAL QUE APRESENTA
O PANORAMA DO SETOR SOB A ÓTICA TÉCNICA E QUANTITATIVA

 

6º Workshop PSR-CanalEnergia acontece no dia 29 de março e tem como objetivo fornecer aos participantes, de forma sistematizada, uma análise das fortalezas e fragilidades do atual modelo setorial e propostas para que seus objetivos sejam atingidos. Neste encontro de 2016 será apresentada também uma completa análise técnica e quantitativa do panorama de suprimento, regulatório e comercial do setor neste ano e as perspectivas para 2017.
 

 

A parte da manhã será dedicada a temas relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na ampliação da participação do consumidor final no mercado e em propostas para garantir a expansão do sistema.  
Na parte da tarde as discussões serão centradas em temas de curto prazo, com foco nos riscos comerciais para os agentes do setor, incluindo impacto nas tarifas dos consumidores, preços do mercado livre e GSF, e em discussões sobre os aperfeiçoamentos necessários no esquema atual de formação do PLD,  necessários para uma correta sinalização econômica do valor da energia.
Por fim, o evento analisará um conjunto de outros temas relevantes que devem fazer parte de aperfeiçoamentos do modelo, tais como a revisão de garantia física, expansão da geração e transmissão e eficiência energética.




O marco regulatório do Setor Elétrico Brasileiro possui três objetivos principais: segurança de suprimento, modicidade tarifária e universalização da energia. O quadriênio 2012/2015 foi marcado por profundas mudanças regulatórias, risco de racionamento, aumento do PLD e da exposição ao GSF e explosão tarifária, colocando dúvidas sobre a eficácia no atendimento dos dois primeiros objetivos do modelo.
O ano de 2016 se inicia com a implementação de novas mudanças regulatórias - como aquelas oriundas da MP 688 - mas com um significativo choque de demanda, bastante reduzida devido ao cenário macroeconômico, com impactos importantes em preços de energia, segurança de suprimento e leilões. Adicionalmente, discussões sobre aperfeiçoamentos necessários no modelo setorial têm surgido em diversos fóruns.