FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 23 de março de 2016

Museus públicos de BH permanecem abertos durante o feriado

Os museus da Fundação Municipal de Cultura (FMC) são boas opções culturais para o feriado prolongado desta semana. O Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Casa Kubitschek, ambos na Pampulha, além do Museu Histórico Abílio Barreto, na região Centro-Sul, estarão abertos ao público durante o final de semana. Todos os espaços têm entrada gratuita.
Museu de Arte da Pampulha - MAP
O MAP é uma das mais belas edificações brasileiras. Projetado na década de 1940 por Oscar Niemeyer, o prédio faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha e funciona como museu desde 1957. Atualmente o MAP apresenta duas exposições: “Telas Urbanas” mostra o trabalho de doze artistas, com obras de grafite e intervenções murais dentro do Museu. Já a exposição “ReUso na Holanda: reciclagem de patrimônio histórico” apresenta, por meio de painéis, experiências holandesas bem sucedidas quanto à restauração e reutilização de edificações antigas e degradadas.
O MAP fica aberto até domingo, das 9h às 18h30.
Casa do Baile
Também obra do mestre Niemeyer, a Casa do Baile atua como um centro de referência do urbanismo, arquitetura e design. O espaço tem em cartaz atualmente a exposição “Paisagens Arquitetônicas Contemporâneas: Normas Ortogonais e Sistemas Curvos”. A mostra apresenta obras de arquitetos renomados como Norman Foster, Kazuyo Sejima, Le Corbusier, Zaha Hadid e Oscar Niemeyer. Através das reflexões sobre os “desenhos regulares como norma” e dos “traços curvos como sistemas” é possível o visitante entrar em contato com as poéticas que envolvem as tramas do tecido urbanismo, a plasticidade da arquitetura e os deleites do paisagismo. A Casa do Baile pode ser visitada nesta quinta-feira, das 9h às 21h, e de sexta a domingo, das 9h às 18h.
Casa Kubitschek
Outra obra de Oscar Niemeyer, a Casa Kubitschek, antiga residência de verão de Juscelino Kubitschek, atualmente funciona como uma Casa-Museu. Estão em cartaz duas exposições: “Casa Kubitschek: Uma Invenção Modernista do Morar” e “Pampulha: Território da Modernidade”. As mostras pretendem levar o visitante a experimentar aquele movimento cultural que deixou marcas profundas no modo de ser local. A experiência é oferecida por meio de espaços arquitetônicos e afetivos, racionalizados e vividos, que se desdobram e se somam no caminho percorrido que vai da orla da Lagoa da Pampulha, passando pelo singular jardim frontal e seguindo pelos espaços sociais e íntimos da casa. O espaço funciona nesta quinta-feira, das 9h às 21h, na sexta e no sábado, das 9h às 18h. No domingo, dia 27 estará fechada.
Museu Histórico Abílio Barreto
O MHAB é a instituição que guarda parte significativa da história de Belo Horizonte. Entre suas diversas exposições destaca-se a mostra “3º Sinal: Belo Horizonte em Cena”, que aborda os movimentos do teatro de BH com os personagens que se destacaram longo da história da cidade. Outra exposição importante é a “O Museu e a Cidade sem Fim”, mostra comemorativa dos setenta anos do MHAB, que tem como proposta refletir sobre o espaço público abordando os seus usos e apropriações, entendendo que é nesse local que a vida de uma cidade ganha visibilidade. O MHAB fica aberto nesta quinta-feira, das 10h às 21h, e de sexta a domingo, das 10h às 17h.