Há mais em um livro do que aquilo que está explícito em seu conteúdo. Um livro antigo pode revelar muito sobre o contexto histórico em que foi publicado e pode inspirar estudos sobre temas atuais.
Esse é o caso da obra "Commentarii in libros sex Pedacii Dioscoridis Anazarbei De medica materia", de Pietro Andrea Mattioli, que está na exposição "Natureza impressa em livro", no Museu do Meio Ambiente até julho.
Em março e abril, especialistas farão palestras no Museu sobre temas relacionados a essa obra, que tem a mesma idade da cidade do Rio de Janeiro – 451 anos.
A primeira palestra será do historiador Bruno Martins Boto Leite, em 16 de março, às 10h, com o tema “O conhecimento dos boticários da época moderna - entre o popular e o erudito”. No encontro, Bruno abordará o conhecimento farmacêutico da época, em especial o de Mattioli, buscando pensar como as informações dispostas no livro foram recebidas nos trópicos, trazendo não só um modo de ver a natureza, mas também de dispor socialmente o conhecimento.
Doutor em história pelo Istituto Universitario Europeo de Florença (2012), Bruno foi consultor da exposição. Seu trabalho tem como foco a História da Cultura dos séculos XV a XVII, com ênfase no estudo da história das modernas teorias médicas em Portugal.
Em abril haverá duas palestras: uma com o bibliotecário Fabiano Cataldo de Azevedo, sobre “A biblioteca científica como espaço de memória e patrimônio bibliográfico nacional”, e outra com a tecnóloga Jandira Helena Flaeschen sobre “Conservação de acervos bibliográficos para a preservação da memória científica”.
Prorrogada – Uma ótima notícia! A exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte, no Museu do Meio Ambiente, foi prorrogada até 24 de abril. A mostra é uma oportunidade única para ver, reunidas, obras de ilustração científica de um período que se estende do século XVIII aos dias de hoje, e que fazem parte de diferentes acervos no Rio de Janeiro. Margareth Mee, Debret, Barbosa Rodrigues e Maria Alice Resende são alguns dos artistas cujos trabalhos estão expostos.
O Museu do Meio Ambiente funciona das 9h às 17h. Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.