FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 2 de março de 2016

Núcleo de Neurociências e Espaço do Conhecimento UFMG oferecem atividades na Semana do Cérebro



Evento acontece entre 14 e 20 de março e tem sua programação diversificada

Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Núcleo de Neurociências da UFMG, integra a programação da Semana do Cérebro. Realizadas entre os dias 14 e 20 de março, as atividades têm classificação livre, são gratuitas e se dividem entre o Campus Pampulha e o Espaço do Conhecimento. Este ano, a programação do evento foi ampliada e contará com dois debates, uma sessão comentada “Neurociências, cinema e pipoca”, oficinas e exposição de vídeos.Como um dos destaques a edição da Semana, o debate Neurotalk vai reunir as professoras da Faculdade de Medicina da UFMG, Dra. Juliana Gurgel Giannetti e  Dra. Marise Oliveira Fonseca, para falar sobre a incidência do Zika vírus e casos de microcefalia.

De acordo com Grace Schenatto, Professora Associada do Núcleo de Neurociências da UFMG e uma das responsáveis pela o evento, umdos principais objetivos da Semana do Cérebro é promover a divulgação científica e contribuir para a desmistificação do trabalho dos pesquisadores, de forma divertida e acessível ao público. “Percebemos que, no quadro nacional, somos influentes, temos laboratórios desenvolvendo pesquisas muito relevantes, mas poucas pessoas têm consciência disso. Nesse sentido, o trabalho com a divulgação científica se mostra muito importante.” A professora comenta também sobre as motivações que levaram à elaboração da programação: “Para além da divulgação dos conhecimentos produzidos na universidade, buscamos também promover uma conscientização em relação ao trabalho dos cientistas, permitir que o público se identifique conosco. Queremos mostrar que somos apenas pessoas comuns, apaixonadas por ciência, e, com isso despertar o interesse de crianças e jovens para a carreira e para o desenvolvimento do pensamento crítico”, explica.

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, a Semana Nacional do Cérebro está ligada à Brain Awareness Week (BAW), uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo unem-se para popularizar conhecimentos em neurociências. No Brasil, os primeiros eventos de divulgação científica simultâneos à BAW aconteceram em 2010 no Rio de Janeiro e, a partir de 2012, as atividades passaram a ser articuladas nacionalmente.

Saiba mais sobre a programação do evento:

Exposição de vídeos - Neurociências
14 a 20/03
ter a dom, 10h às 17h, quinta-feira, 10h às 21h
4° andar do museu, sem inscrições prévias
Classificação indicativa: livre
Os visitantes poderão assistir a vídeos com explicações em linguagem acessível, sobre experimentos e descobertas clássicas e atuais  em neurociências. Estes vídeos serão intercalados por depoimentos de membros do Núcleo de Neurociências da UFMG, contando ao públicosobre suas pesquisas e rotina como cientistas.

Neurociências, Cinema e Pipoca
15/03
17h às 19h
Campus Pampulha UFMG - CAD1, sem inscrições prévias
Classificação indicativa: livre
Número de vagas: 100
A partir da exibição de um filme, a Profa. Grace Schenatto Pereira Moraes fará comentários e contextualizações científicas relacionadas ao enredo da obra.

Oficina: O que você tem na cabeça?
16 e 17/03
10h às 12h e 14h às 17h
2° andar do museu, sem inscrições prévias
Voltada para toda a família, esta oficina oferecerá diversas atividades para que os participantes conheçam um pouco mais sobre o cérebro: de que ele é constituído, como funciona e se organiza.
Atividade 1: Estrutura do cérebro
Neste espaço estarão expostos modelos anatômicos de cérebros humanos, de roedores, abelha, peixes, etc. Também estará disponível um microscópio para visualização do tecido nervoso.
Atividade 2: Funcionamento do cérebro
Nessa atividade serão realizadas demonstrações de experimentos que mostram a origem elétrica das funções neuronais. Será utilizada uma placa de circuito impresso acoplado a um osciloscópio para fazer simulações sobre o funcionamento de neurônios. Também serão realizados testes com estimuladores elétricos para demonstrar que os músculos se contraem em resposta à estimulação nervosa. Por fim, será exposto um modelo para demonstrar como ocorre essa modulação nervosa de músculos, análoga a de humanos, porém, com uma pata de barata.
Atividade 3: Sentidos químicos
Neste espaço, uma série de experimentos simples que mostram a dependência do olfato no paladar, como os receptores olfativos são saturáveis, que sentimos o sabor do doce e salgado em locais diferentes da língua, etc.
Atividade 4: Mitos e verdades
Atividade dinâmica na qual os visitantes serão convidados a selecionar uma carta, onde haverá a descrição de um mito em neurociências. Após ler a carta, o participante responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Depois de cada resposta haverá uma explicação sobre o item pelos organizadores.

Neurotalk: Zika vírus e microcefalia
17/03, das 19h às 20h30
Cafeteria do museu, sem inscrições prévias
Classificação indicativa: livre
Convidadas: Dra. Juliana Gurgel Giannetti, professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG eDra. Marise Oliveira Fonseca, professora associada do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Bate papo com as professoras sobre o Zika Vírus e suas possíveis relações com casos de microcefalia. Será uma oportunidade para que o público faça perguntas e tenha esclarecimentos sobre o tema, desmistificando algumas informações incorretas que têm sido propagadas.

Café Controverso: Até onde nosso cérebro nos representa?
19/03, 11h
Cafeteria do museu, sem inscrições prévias
Classificação indicativa: livre
Convidados:  Nelson Vaz, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e Márcio Moraes, professor titular da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Neurociências da UFMG.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Semana do Cérebro – no Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 14 a 20 de março
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada gratuita