FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 10 de junho de 2016

IMIGRAÇÃO ITALIANA NO FOCO DO VI SEMINARIO NO MHAB

O Museu Histórico Abílio Barreto vai receber, depois de 11 anos, o Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais, que teve sua primeira edição em 2005 exatamente nestes mesmos locais.
A partir do dia 14 e até dia 18 de junho, pesquisadores, estudiosos e apaixonados pela historia da nossa imigração vão poder informar e debater os conhecimentos gerados dentro e fora dos círculos académicos e as pesquisas relativas à vinda e a permanência dos imigrantes italianos em MG, além de abordar temas inerentes às migrações na contemporaneidade. Mas o evento é também um encontro entre italianos, ítalo-descendentes e brasileiros, interessados em poderá debater a contribuição dos imigrantes italianos na constituição cultural, socioeconômica e política de Minas Gerais.
A primeira edição do seminario aconteceu em 2005, no Museu Histórico Abílio Barreto, depois tivemos as edições de Barbacena (2006), Juiz de Fora (2007) e São João del-Rei (2008), em quanto a ultima edição foi em 2009, em BH, na Escola de Arquitetura da UFMG, com uma programação mais extensa que durou uma semana e mobilizou um grande número de pessoas, palestrantes e público, dos dois países.
Após um intervalo de sete anos, o Seminário pretende retomar o projeto que promove a redescoberta e a valorização das raízes culturais e históricas de comunidades e famílias de origem italiana de todas as regiões do estado. O objetivo é fomentar e divulgar novas pesquisas sobre o tema, alimentando o banco de dados da Revista Virtual da Imigração Italiana que se encontra no: www.ponteentreculturas.com.br/revista. O Seminario conta com a participação de numerosos especialistas, entre eles Emilio Franzina, Professor de História contemporânea na Universidade de Verona (Itália), fundador e diretor do Arquivo Histórico da Emigração Italiana e Presidente do Instituto Veronese de História da Resistenza e de História Contemporânea. Emilio Franzina è um dos maiores conhecedores da emigração italiana.
Informações e inscrições pelo email: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com
O evento, que é aberto ao público e acontece no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), é uma realização do Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais (Comites MG) e da Associação Ponte entre Culturas e conta com o apoio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, e do nosso Portal Italia em Minas Gerais.