FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 16 de março de 2017

5o Encontro Internacional de Política Social/12o Encontro Nacional de Política Social

O 5o Encontro Internacional de Política Social/12o Encontro Nacional de Política Social será realizado entre os dias 05 e 08 de junho de 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/ES). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O tema central do 5o EIPS/12o ENPS é a "RESTAURAÇÃO CONSERVADORA E NOVAS FORMAS DE RESISTÊNCIA". O acelerado processo de reorganização das velhas burguesias e das forças conservadoras, que vem ocorrendo na América Latina e em outras partes do mundo, traz consigo implicações profundas nos terrenos social, político, econômico, cultural e ideológico. A ascensão da direita, com apoio denotado de segmentos amplamente majoritários dos meios de comunicação, permite o fortalecimento de posições conservadoras, reacionárias, anticomunistas e antipopulares. Frente a esse contexto, ampliam-se as possibilidades de privatizações e cortes salariais, queda da participação dos trabalhadores e demais segmentos sociais não dominantes nos gastos públicos, supressão de direitos sociais, repressão policial, machismo, homofobia, transfobia, racismo, xenofobia e mercantilização da vida, formas pelas quais a direita garante sua sobrevivência, o controle do excedente econômico e os interesses do capital. Tudo isso, por sua vez, traz a necessidade de novas formas de resistência por parte daquelas parcelas da sociedade que se veem prejudicadas pelas transformações regressivas em curso.

A restauração conservadora e a emergência de novas formas de resistência convidam a um debate sobre o papel das políticas sociais frente a esse quadro, em que se aprofundam as desigualdades sociais e se agudizam as expressões da “questão social”. O EIPS/ENPS, ao ter essas questões como tema principal da edição de 2017, mantém-se como espaço de intercâmbio e reflexão sobre o capitalismo contemporâneo, possibilitando aos profissionais da área debater a concepção e a natureza das políticas sociais na contemporaneidade.