FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Congresso Brasileiro de Economia compensará emissão de gases do efeito estufa com plantio de mais de 300 árvores



Enquanto cerca de 1.500 pessoas estiverem participando do 22o Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que será realizado em Belo Horizonte nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Minascentro, algo diferente acontecerá a 200 quilômetros do evento. Numa fazenda em Corinto (MG), um terreno com mais de um hectare estará sendo preparado para receber mais de 320 mudas de árvores.

Essas duas cenas têm algo muito concreto em comum. Juntas, elas representam uma forma prática e real de como compensar a emissão de gases, responsáveis pelo efeito estufa, por meio do plantio de árvores. A iniciativa, fruto da parceria dos organizadores do Congresso - Realizado pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) - com a empresa Respira Mais Consultoria Ambiental, é fácil de ser compreendida. E, para completar, a ação ainda vai gerar recursos para Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare).

A realização do encontro vai, naturalmente, gerar emissões de carbono na atmosfera, decorrentes dos transportes aéreo e terrestre dos palestrantes, do consumo de energia e dos efluentes líquidos no local do evento, assim como da geração de resíduos sólidos (como o papel utilizado no Congresso).

De acordo com cálculos feitos pela Respira Mais, será necessário o plantio monitorado de cerca de 80 árvores para compensar, ao longo de 15 anos, a emissão desses gases. Este crédito está sendo adquirido pelos organizadores e as mudas serão plantadas em área de recuperação ambiental do cerrado mineiro, em Corinto (200 km de Belo Horizonte).

Para ampliar ainda mais essa ação ambiental, a Respira Mais irá doar mais 240 mudas, para preencher todo o lote padrão de plantio, que comporta as 320 árvores. Dessa forma, os participantes poderão contribuir com a iniciativa, adquirindo, por R$ 20,00, as mudas excedentes ao lote de 80 unidades necessárias à compensação ambiental.

De acordo com o presidente do Corecon-MG, Paulo Roberto Bretas, a ação é uma iniciativa exemplar, que traz benefícios a todas as partes envolvidas, garantindo o mais importante, que é a compensação das emissões de gases. “Além disso, estamos contribuindo para uma conscientização maior sobre preservação ambiental e, ainda, ajudando uma das instituições mais respeitadas de Minas na reciclagem de material”, ressaltou.

O 22o Congresso Brasileiro de Economia é uma realização do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e do Conselho Federal de Economia (Cofecon). As inscrições estão abertas e poderão ser feitas no http://cbe2017.com.br até a data do evento. Ao final do encontro, será divulgada a Carta de Belo Horizonte, que expressará o pensamento da categoria como um todo.