FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 8 de maio de 2018

FGV sedia seminário internacional pelos 130 anos da abolição da escravidão no Brasil

O ano de 2018 marca os 130 anos da abolição da escravidão no Brasil. A data será tema do II Seminário Internacional – Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico, que trará um amplo debate sobre o significado de uma série de aspectos da cultura e da sociedade brasileiras relacionados ao tema. O encontro, que será realizado entre os dias 15 e 18 de maio, terá espaço ainda para reflexões que extrapolem os limites do marco cronológico do 13 de Maio, bem como ir além da experiência brasileira.
Durante o evento, que será realizado na sede da FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), serão apresentados trabalhos científicos submetidos à organização do evento. Foram enviados 228 trabalhos, dos quais entre 70 e 80 deverão ser selecionados. Os sete eixos temáticos dos trabalhos recebidos, acerca dos quais se darão também as discussões, são: “Memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “Racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “Intelectualidades e ativismos negros”; “Trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “Balanço historiográfico do pós-abolição”; “Políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “Reeducação das relações étnico-raciais”.
A abertura do encontro será feita pelo historiador norte-americano Thomas Holt, professor da Universidade de Chicago e especialista no estudo da pós-abolição. “A palestra de Thomas Holt será um dos pontos altos do evento. Ele tem muitas pesquisas relacionadas ao tema sobre a realidade norte-americana e também estudos comparativos com o Brasil”, afirma a professora Ynaê Lopes dos Santos, coordenadora do Laboratório de Estudos Étnico-Raciais da FGV CPDOC.
O encontro será composto por mesas-redondas com pesquisadores convidados, brasileiros e estrangeiros, que tratarão de assuntos relacionados aos eixos-temáticos, além de apresentações dos pesquisadores que submeteram seus trabalhos e também de alunos de iniciação científica e professores da rede básica, que mostrarão o resultado de pesquisas em sala de aula. O seminário é uma iniciativa interinstitucional que conta com a participação da FGV, UFF, UFRRJ, UFRJ, Casa de Rui Barbosa, Unilab e UnB.
“O tema do pós-abolição merece ser mais e melhor estudado. Queremos trazer questões desse período e ver como está o estado das artes desses estudos no Brasil e no exterior”, afirma Ynaê. A professora ressalta que há ainda a preocupação em debater as questões do período pós-abolição com a sociedade. “Queremos tornar o encontro o mais diversificado possível para levar as discussões para além do universo acadêmico”, ressalta Ynaê.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.