FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 19 de maio de 2018

ENSP apresenta o Projeto Memórias



Na segunda-feira, dia 21 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca divulgará os resultados do projeto Memórias da ENSP. O evento apresentará a estrutura da Base Arch, desenvolvida em parceria com Casa de Oswaldo Cruz (COC), demonstrará os acervos já inseridos pelos departamentos da instituição e abordará a proposta de criação do Grupo de Trabalho da Rede de Escolas. A mesa será composta pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, o diretor da COC, Paulo Elian, a coordenadora do Memórias, Rita Mattos, e o consultor do projeto Sergio Goes. A atividade está marcada para as 14 horas, no auditório térreo da ENSP. O evento terá transmissão simultânea na página da ENSP no Youtube, através do link: https://www.youtube.com/user/enspcci.
 
O objetivo geral do projeto de pesquisa é organizar a memória da Saúde Pública brasileira através do olhar e da produção (política, acadêmica e técnica) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio documental e do resgate da história oral do desenvolvimento do campo no país, preservando a documentação e divulgando conhecimentos gerados nos últimos 50 anos.
 
“O Memórias é um investimento da direção, com respaldo orçamentário e institucional do Conselho Deliberativo da Escola. É importante fazermos a devolutiva desse incentivo e estimularmos a adesão”, afirmou Rita Mattos.
 
O projeto reúne acervos do Programa Peses/Peppe, Laboratório de Paleoparasitologia, Radis, Departamento de Ciências Sociais, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Departamento de Epidemiologia, Departamento Direitos Humanos e Diversidade Cultural, Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica e herdou documentos da COC dos pesquisadores Joaquim Alberto Cardoso de Melo e Eduardo Costa. 
 
“Queremos mostrar os resultados obtidos pelo projeto até agora nas diversas áreas da ENSP e falar sobre as perspectivas de continuidade e avanço com a adesão de outros departamentos e setores. O intuito é criar uma cultura institucional de preservação da memória na ENSP”, admitiu Ivair Luques, membro da equipe do projeto