FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 29 de maio de 2018

SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO COLABORATIVA



O seminário é promovido pela BraFIP e tem como objetivo discutir a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Colaborativa no âmbito do conceito de Plataforma Tecnológica, criado pela União Europeia (UE) para promover a PDI Colaborativa nos países membros, do tipo “industry/academy driven”.

O evento é aberto ao público, voltado tanto a Empresas interessadas na PDI, quanto a Academia. Nesse contexto, busca-se promover canais que levem as empresas a obterem vantagens técnicas e econômicas, além de outros benefícios, como o estabelecimento de contatos de interesse estratégico, o melhoramento da imagem corporativa e a credibilidade frente aos clientes e parceiros, no Brasil e no exterior. Na ocasião serão apresentados o Programa H2020 da UE e experiências de empresas brasileiras em PDI colaborativa nacional e internacional.

Por que participar de programas de PDI Colaborativa? Por que colaborar com outros? Segundo Tonny Vellin, da ETP NESSI - The Networked European Software and Services Initiative ( http://www.nessi-europe.com/default.aspx?page=home ):
- Vantagens técnicas: i) Melhorar a base tecnológica da sua empresa. Adquirir novos conhecimentos; ii) Compartilhar os riscos tecnológicos e industriais com outras entidades; iii) Acessar informação tecnológica de caráter estratégico em colaboração com consórcios internacionais; iv) Derivar vantagem competitiva na vanguarda da Inovação.
- Vantagens econômicas: Obter apoio financeiro da EU para alcançar objetivos tecnológicos mais ambiciosos; ii) Compartilhar os riscos financeiros com outras entidades; iii) Abrir oportunidades de negócio através da entrega de soluções inovadoras em um vasto espectro de setores industriais e de serviços; iv) Abrir novos mercados potenciais no mundo.   
- Outros benefícios: Estabelecer contatos de interesse estratégico com parceiros europeus. Networking; ii) Melhorar a imagem corporativa da sua empresa e a credibilidade frente aos clientes e parceiros.


Programação: 

8h30 - 9h: Recepção
9h: Abertura do evento BRAFIP
9h10 – 10h10: Palestra “PDI Colaborativa Internacional: Programa H2020 da União Europeia” 
Palestrante: José Antonio Antonioni – vice-presidente da BRAFIP
10h10 – 11h10: Palestra “BRAFIP - Plataforma Tecnológica Brasileira”, destacando a ‘Chamada BRAFIP 2018 de Ideias para PDI Colaborativa’ 
Palestrante: Roberto Mayer – presidente da BRAFIP
11h10 – 11h40: Coffee break
11h40 - 13h: Painel "Experiências de Empresas Brasileiras em PDI Colaborativa: Nacional e Internacional". 
Moderador: José Antônio Antonioni – vice-presidente da BRAFIP
Painelistas: 
- Alexandre Beltrão Moura – Chairman da Light Infocon Tecnologia, Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP 
- Henrique Pereira – CEO da WayCarbon
- Daniel Ramos – Gerente de Projetos de P&D da Concert Technologies
- José Nagib Cotrim Árabe – DCC/UFMG, Unidade Credenciada pela EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)